ago 29

A economia e o desenvolvimento sustentável

Para que possamos compreender como o desenvolvimento sustentável está intimamente relacionado com todas as questões econômicas, devemos, primeiramente, compreender o seu conceito.642-813 exam

Dessa forma, entende-se como desenvolvimento sustentável a forma de desenvolvimento que seja capaz de satisfazer as necessidades da geração presente, atual, sem que, para isso, seja comprometida a capacidade de as gerações futuras de satisfazerem também as suas próprias necessidades.

© Depositphotos.com / buchachon_photo O desenvolvimento sustentável busca alternativas aos modelos de produção industrial e de consumo dos recursos naturais.

Ou seja, o desenvolvimento sustentável prioriza que o desenvolvimento econômico atual, do nosso presente, deva ocorrer de uma maneira inteligente e responsável, e que ele não seja capaz de impedir que as próximas gerações também se desenvolvam com os mesmos potenciais, riquezas e com a mesma qualidade e oferta de recursos de que dispomos agora.

Dessa forma, fica claro que o desenvolvimento sustentável, ao contrário do que o senso comum diga, não é contra o desenvolvimento econômico. Muito pelo contrário, o desenvolvimento sustentável é a favor do desenvolvimento econômico e social, todavia, para que ambos aconteçam de forma natural e saudável, esse não pode se sobrepor aos anseios e às necessidades das futuras gerações e tão pouco se sobrepor as questões ambientais e sociais.

Repensar os modelos de produção industrial, assim como a utilização dos recursos naturais; repensar a emissão de poluentes; reconsiderar e desenvolver novas formas de políticas públicas que atendam às necessidades sociais de transporte, educação e saúde de qualidade; repensar os modelos de exploração e desenvolvimento econômico; os gastos energéticos e o uso de combustíveis fósseis e as formas de energia utilizadas; desenvolver sistemas inteligentes de geração e de consumo de energia; promover programas e ações que visem a melhoria da qualidade de vida da população; realizar negócios sustentáveis, dentre outros, são questões que estão intimamente ligadas aos modelos de desenvolvimento sustentável já em aplicação em muitos países, e também no Brasil.

Obviamente que para a implantação de todos esses programas, modelos e sistemas há a necessidade de um grande poderio econômico, uma vez que ainda hoje muitos desses modelos são ainda caros e dependem de elevados custos em investimentos tecnológicos, que, na maioria das vezes, são impraticáveis para muitas empresas, organizações e países.

Todavia, a adoção de pequenas práticas diárias, seja em âmbito pessoal ou profissional, assim como a conscientização da população, são ferramentas imprescindíveis para o modelo econômico do século XXI, pautado na sustentabilidade e no desenvolvimento sustentável.EX200 exam

Veja também