maio 19

As embalagens de aerossóis: geração pré e pós consumo

iStock.com / belchonock Os aerossóis pré-consumo são gerados por fabricantes e distribuidores, enquanto os pós-consumo foram descartados pelo consumidor final.

Por oferecerem muita praticidade para o cliente, as embalagens de aerossóis são cada vez mais utilizadas nos mais variados segmentos. Porém, o correto descarte e tratamento deste tipo de produto não é tão prático assim, e demanda processos complexos e diferenciados.

A geração de aerossóis pode ser classificada entre embalagens pré-consumo e embalagens pós-consumo. O pré-consumo diz respeito aos produtos que foram descartados sem chegar ao consumidor final. Os principais geradores de embalagens de aerossol pré-consumo são os envasadores, distribuidores e fabricantes de produtos. Essas empresas acabam descartando grandes quantidades de aerossóis por conta de erros na produção, problemas de envase, vencimento de lotes e reprova nos processos de qualidade.

A geração pós-consumo, por sua vez, diz respeito às embalagens que foram utilizadas pelo consumidor final. Embora tenham sido consumidos, esses aerossóis nunca estão 100% vazios: por mais que o conteúdo da lata já tenha sido completamente dispensado, sempre resta um percentual que corresponde ao gás propelente.

Independentemente do conteúdo da lata, os aerossóis são classificados como potencialmente perigosos até que passem por um processo de despressurização, responsável pela retirada do gás que está dentro da embalagem. Por causa da presença deste gás propelente, as embalagens de aerossóis não podem ser descartadas em aterros industriais, incineradores, usinas de coprocessamento ou passar por qualquer tipo de processo antes de serem devidamente despressurizadas.

Após passar por este processo de despressurização, os componentes da embalagem devem ser tratados de acordo com sua classificação. As latas, que geralmente são de alumínio ou aço, podem ser descontaminadas e encaminhadas para a reciclagem — podendo, inclusive, retornar para a cadeia produtiva de novas embalagens de aerossóis. Válvulas e tampas de plástico também podem ser reciclados.

No Brasil, a legislação prevê a logística reversa dos aerossóis. Neste processo, as embalagens retornam aos geradores para receber o devido tratamento e ser encaminhados de forma ambientalmente correta e segura. Tanto no pré-consumo como no pós-consumo, são os geradores que têm a responsabilidade de encaminhar corretamente as embalagens.

A Dinâmica Ambiental é uma empresa especializada em gerenciamento de aerossóis com foco em logística reversa. Contate-nos e saiba mais sobre os programas de logística reversa de embalagens de aerossóis!

Mara Santos

Veja também