fev 24

Os efeitos da maré negra para o ambiente marinho

Flickr.com / SkyTruth A maré negra é resultante de derramamentos acidentais de óleo que contaminam os mares.

Como todos sabem, o meio ambiente é alvo constante das práticas humanas, especialmente quando essas práticas envolvem impactos ambientais diretos ou acidentes decorrentes de manipulação de materiais tóxicos.

Os oceanos, em especial, são alvos bastante fáceis das atitudes predatórias dos seres humanos, uma vez que muito do que produzimos, consumimos e descartamos de maneira incorreta vai parar diretamente neles.

Entre as muitas ocorrências de impactos ambientais no ambiente marinho, destacam-se as marés negras.

As marés negras podem ser compreendidas como sendo aquelas grandes manchas negras de óleo, provenientes de derramamentos acidentais que contaminam os mares e, consequentemente, o ambiente marinho como um todo.

Em sua maioria, as marés negras decorrem de vazamentos de petróleo de grandes navios petroleiros, que, por causas diversas, tais como acidentes, acabam por deixar vazar grandes quantidades de petróleo no mar.

O grande problema desses derramamentos de óleo em auto mar é a rápida capacidade de propagação desse material, alastrando-se por quilômetros

de distância da origem do acidente, chegando até as praias e zonas costeiras.
Muita dessa destruição ambiental provocada pelas marés negras está no fato de que dada a camada de petróleo estabelecida em cima do mar, não há como ocorrer a entrada de raios solares, e, por consequência, não há também como ocorrer a fotossíntese no ambiente marinho, provocando a mortalidade de inúmeras espécies pela eutrofização.Assim, conforme se alastra, a maré negra acaba por contaminar e destruir de maneira irreversível, na maioria das vezes, tanto a fauna como a flora marinha, provocando alguns dos maiores desastres ambientais de que se tem notícia.

Vale ressaltar que, todos os anos, em torno de 600.000 toneladas de petróleo em estado bruto são derramadas nos oceanos, seja por meio de descargas ilegais ou mesmo por acidentes.

Veja também