jun 06

Economia ecológica: conheça os princípios e suas aplicações

A economia ecológica é um conjunto de atitudes que visam um aproveitamento mais consciente dos recursos naturais disponíveis no planeta, tais como petróleo, carvão, madeira e água. A economia ecológica pauta suas medidas na conscientização da população, que é justamente a parte consumidora que motiva todo o ciclo de extração, processamento e venda de bens manufaturados.

iStock.com / weerapatkiatdumrong A economia ecológica se baseia em atitudes que visam o aproveitamento consciente dos recursos ambientais.

Vale ressaltar que as aplicações e os princípios que orientam a economia ecológica também objetivam o crescimento comercial da indústria, mas sempre respeitando a natureza e os recursos naturais. A meta é sempre aliar o crescimento da sociedade à conservação ambiental.

A importância da economia ecológica para o futuro

A economia ecológica define limites biofísicos que determinam uma escala positiva e sustentável da utilização dos recursos naturais. A ideia é evitar a exploração desenfreada e prejudicial ao meio ambiente, preservando ecossistemas e evitando a extinção de espécies animais e vegetais, bem como o empobrecimento do solo.

A economia ecológica assume um papel central e cada vez mais importante no mundo moderno, justamente por considerar o conceito de economia como um subsistema da natureza — e não o contrário. Com isso, a expectativa é que mudanças realizadas hoje tenham impactos positivos nas próximas gerações e que os recursos naturais passem a ser utilizados com consciência e de uma maneira mais justa, inclusive com melhor distribuição entre os habitantes da Terra.

Veja também