jul 13

Economia de água: descubra como funciona a lavagem a seco de carros

© Depositphotos.com / photographee.eu A lavagem a seco não gasta mais do que 4 litros de água.

Em tempos de crise hídrica, manter um controle mais rígido sobre o consumo consciente de água é fundamental. Para garantir e incentivar a economia de água, uma solução que vem ganhando cada vez mais espaço é a lavagem a seco de carros, uma alternativa que consome pouquíssima água e que apresenta os mesmos resultados no que diz respeito à higiene.

Como funciona a lavagem a seco de carros?

Para a realização da lavagem a seco, é necessária a aplicação de um produto químico na lataria do veículo. Este produto deve ser diluído em uma quantidade pequena de água (cerca de 400 ml) e tem como característica o envolvimento de toda a sujeira que está na superfície, facilitando sua remoção com panos de microfibra. Em condições normais, a lavagem a seco mantém o carro limpo por aproximadamente 15 ou 20 dias.

Para quem acredita que este é um procedimento muito caro, a boa notícia é que é possível fazer a lavagem a seco em casa. Para isso, basta comprar kits para uso doméstico, aplicar um pouco do produto em um pano e espalhar pela lataria do carro (que deve estar na sombra). Faça movimentos circulares e divida o trabalho em pequenas áreas. Retire o excesso do líquido com um segundo pano seco e, por fim, utilize um terceiro pano para dar brilho ao carro.

Qual a economia de água em uma lavagem a seco de carro?

Lavar o carro com mangueira consome, em média, 200 litros de água limpa. Em comparação, a lavagem a seco utiliza uma quantidade mínima deste recurso natural tão importante, obtendo o mesmo resultado ao final do processo.

Veja também