jul 20

Doenças causadas pela falta de saneamento básico

© Depositphotos.com / nirutdps A exposição das pessoas à água poluída é danosa em diversos aspectos e prejudica a saúde e as atividades cotidianas da população.

Um dos problemas mais sérios e que, em pleno século XXI, ainda representa uma marca negativa para o Brasil é a falta de saneamento básico, um problema observado especialmente em regiões mais pobres e que sofrem com a falta de políticas públicas.

O saneamento básico consiste em um conjunto de medidas relacionadas ao abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e controle de pragas e agentes patogênicos em geral. A ausência dessas medidas afeta diretamente a saúde e qualidade de vida da população.

Principais doenças provocadas pela ausência de saneamento básico

A maioria das doenças associadas à falta de saneamento básico é considerada de fácil prevenção, mas causam diversas mortes no país — sobretudo em crianças com menos de 5 anos. Estima-se que, a cada R$1 investido em tratamento de esgoto, são economizados R$4 em saúde pública.

Confira, a seguir, as principais doenças associadas à falta de saneamento básico:

Febre Tifoide

Doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria Salmonella typhi. Os principais sintomas são febre alta, alterações intestinais (que podem ir de prisão de ventre à forte diarreia), falta de apetite, tosse seca e aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo.

Febre Paratifoide

Semelhante à febre tifoide, é causa por um tipo diferente de Salmonella, transmitida por fezes e urina de pessoas infectadas. Os principais sintomas são febre, diarreia, exaustão e aparecimento de manchas no tronco.

Shigelose

Também chamada de disenteria bacteriana, trata-se de uma intoxicação alimentar causada pela bactéria Shigella. A doença se caracteriza por febre, vômitos, cólica abdominal, sangue nas fezes e, em alguns casos, convulsões.

Cólera

Doença causada por uma bactéria transmitida por dejetos fecais de doentes, por ingestão oral (especialmente por água contaminada). O microrganismo se multiplica rapidamente no intestino humano, causando diarreia columosa, náuseas e vômitos, desidratação, câimbras, acidose e até mesmo colapso respiratório. É uma doença que, quando não devidamente tratada, pode causar a morte do paciente em até dois dias.

Hepatite A

Doença contagiosa causada pelo vírus A, transmitido por meio do contato entre indivíduos e água contaminada com fezes. Geralmente não apresenta sintomas, mas os mais frequentes são cansaço, tontura, febre, dor abdominal, enjoo e pele amarelada.

Amebíase

Infecção parasitária que afeta o intestino. Os principais sintomas são cólicas abdominais, gases em excesso, diarreia, dor durante a evacuação e perda de peso.

Giardíase

Infecção causada por parasitas que se prendem à parede do intestino, causando fraqueza generalizada, diarreia crônica e cólicas abdominais.

Leptospirose

Mais comum em períodos de chuva, é causada pela infecção por uma bactéria presente na urina de ratos. Os principais sintomas são febre, vômitos, tosse e, em casos mais graves, hemorragias e insuficiência de órgãos — podendo levar à morte.

Veja também