abr 25

Dicas para sustentabilidade

Para que possamos alcançar a tão sonhada sustentabilidade, é necessária a conscientização individual e mudanças comportamentais adotadas por meio de práticas e ações bastante eficazes, que, incorporadas ao nosso dia a dia, surtirão efeitos extremamente satisfatórios. Por isso, separamos abaixo diversas dicas sustentáveis bastante úteis para você adicionar ao seu dia a dia, confira!

Sacolas RetornáveisSacolas retornáveis

Seja no uso cotidiano ou mesmo nas atuações empresariais, a utilização de sacolas retornáveis é a melhor solução para diminuirmos os inúmeros estragos causados pelas famosas “sacolas de plástico”. Extremamente poluentes, as sacolas plásticas ainda são utilizadas e descartadas de maneira incorreta em larga escala por todo o país. Mude os seus hábitos e os hábitos de sua empresa, incorpore as sacolas retornáveis ao seu dia a dia e contribua de maneira eficaz para a sustentabilidade.

Descarte corretamente pilhas e baterias

Rciclagem de pilhas e bateriasAs pilhas e as baterias que usamos todos os dias em diversos aparelhos eletrônicos não podem ser descartadas de maneira incorreta, uma vez que contém metais pesados em sua composição. Altamente poluentes e infecciosos, esses metais contaminam o solo e as águas e são um perigo quando em contato com os seres humanos. Descarte de maneira corretas as pilhas e baterias em postos de coleta distribuídos em diversos locais, como repartições públicas, farmácias e supermercados. Em sua empresa, instale postos de coleta desses materiais e os destine aos postos de recebimento ou diretamente aos fabricantes.

PROCELSelo PROCEL

Aparelhos eletroeletrônicos, ao mesmo tempo em que indispensáveis à nossa vida moderna, são também grandes vilões do consumo energético. Por isso, adquira somente produtos eletrônicos que contenha o selo PROCEL de eficiência energética para sua residência e empresa.

Lâmpadas fluorescentes

Lâmpada FluorescenteFaça a substituição, seja na sua casa ou em sua empresa, das tradicionais lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Além da maior durabilidade (cerca de 6 vezes maior) as lâmpadas fluorescentes também priorizam uma boa economia energética, de cerca de 65%. Lembre-se também que o descarte dessas lâmpadas deve ser feito sempre da maneira correta em lojas especializadas ou em postos de coleta, uma vez que em sua composição está presente o mercúrio, muito perigoso tanto para contaminação do solo e das águas como para os seres humanos.

Pensamento globalPensar globalmente, agir localmente

Lembre-se que a adoção de pequenas práticas ao seu dia a dia se tornará o diferencial em nosso planeta. Estimule também as pessoas ao seu redor a adotar as mesmas práticas sustentáveis que você. Alcançar a sustentabilidade é uma tarefa que depende do esforço de todos nós.

Veja também