nov 30

Reciclagem de roupas e customização: a moda do momento

Além de reutilizar as peças, a customização dá um toque personalizado para uma roupa que poderia virar lixo, ou seja, é artesanal, ecologicamente correto e também pode ser fashion.

ReFashion Nova York City

flickr.com / Elizabeth Abernathy A reciclagem e customização de peças, além de sustentável, é uma alternativa criativa.

Mas, existe outra alternativa para renovar o armário: a doação de peças antigas. Em Nova Iorque, por exemplo, em conjunto com a Housing Works a prefeitura da cidade criou uma solução muito interessante para o encaminhamento dessas peças. O projeto, chamado de ReFashion NYC, consiste em instalar nas entradas de condomínios um tipo de caçamba de lixo destinada apenas à tecidos.

Assim, todos os artigos têxteis arrecadados são categorizados e recebem um destino. As roupas são revendidas a instituições que auxiliam pessoas de baixa renda. Já as peças que estão rasgadas ou manchadas são encaminhadas às indústrias de produtos têxteis secundários, onde são produzidos panos de limpeza, estofamentos de tapete e etc.

O que também é interessante nesta forma de reciclagem de roupas é que as pessoas que fazem o descarte correto têm direito à dedução de seus impostos. Ou seja, com esse incentivo, todos ganham e o processo acontece com sucesso.

Exército da Salvação

Outra iniciativa que merece atenção nesse assunto é a do Exército da Salvação. Criado na Londres de 1865, inicialmente o conceito se baseava em “sopa, sabão e salvação”, ou seja, levar dignidade e bem-estar à população da época, sob uma ótica religiosa.

Com o crescimento rápido do movimento, o Exército da Salvação passou a atuar em diversas frentes, inclusive na coleta e encaminhamento de roupas usadas. Presente em 124 países, a organização atua em duas cidades brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. O processo é bem simples, roupas, móveis e objetos são recolhidos por eles e você pode agendar sua doação pelo site ou por telefone.

Customize

Agora, se sua intenção é realmente customizar uma peça, por mais simples que seja, existem inúmeras possibilidades. Separamos um vídeo muito bacana, onde a customização não exige nem linha, nem agulhas. No vídeo, uma camisa masculina se transforma em inúmeras peças femininas. Vale o clique!

Veja também