set 12

Ecológica e criativa: Conheça a casa de garrafas PET

Materiais recicláveis e uma ideia sustentável na cabeça. Esses foram alguns dos elementos que levaram o artesão e condutor de turismo Ed Mauro Morbidelli a construir uma casa estruturada com garrafas PET.

Ed Mauro Morbidelli Casa de garrafas pet, construída por Ed Mauro Morbidelli, Extrema-MG.

Segundo ele, depois que decidiu construir o seu novo lar, o primeiro passo foi buscar materiais alternativos, e através de pesquisas teve a grande ideia. “Eu me interessei muito pelo assunto, além do custo baixo, eu reaproveitaria o lixo e ajudaria o meio ambiente”, completou.

Sem a ajuda de arquitetos ou engenheiros e com apenas conhecimentos básicos em construção, ele começou esse sonho sustentável. As obras iniciaram em outubro de 2010 e atualmente, faltam apenas alguns investimentos para tornar essa moradia uma realidade na pequena cidade de Extrema (MG).

A construção…

A casa foi construída com 11 mil garrafas e outros materiais usados em construções convencionais como aço, cimento, areia, cal, pedra, rachão (pedras grandes para alicerce), janelas, portas e telhas. Grande parte dos materiais que ajudaram a colocar a casa de 100m2 em pé, foram doados em bom estado por vizinhos e amigos.

Para arrecadar tantas garrafas PET o condutor de turismo contou com a ajuda de muitas pessoas, principalmente do seu pai. “90 % das garrafas foi meu pai que recolheu, ele chegou a recolher até mil garrafas em um dia e eu fico muito grato pelo seu apoio, sem ele nada teria começado”, contou.

Da reciclagem para o novo lar

O projeto realizado por Ed Mauro mostra como pequenos gestos podem mudar o destino do planeta. Aproveitar materiais recicláveis como a garrafa PET, por exemplo, é uma forma eficiente de reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários e diminuir a degradação do meio ambiente.

Para o artesão, a inspiração que começou há dois anos, já é uma realidade e uma alternativa que pode colaborar na resolução de alguns problemas ambientais e habitacionais do país. “Hoje posso mostrar que é possível fazer algo tão belo e com tão pouco. Das garrafas eu fiz um lar”, comenta.

Se você ficou com vontade de construir essa casa ecológica a primeira dica é unir disposição, paciência e muitas garrafas. Segundo Ed Mauro, o ideal é começar as obras em temporada de seca, assim fica mais fácil encher as garrafas com terra. E aí, que tal construir a sua também?

Veja também