dez 08

Dicas para construir um jardim vertical em um apartamento

Embora viver em locais de tamanho reduzido possa oferecer certas limitações, a criatividade e o planejamento possibilitam a criação e manutenção de uma área verde para revitalizar o ambiente. Logo, criar um jardim vertical em apartamento é uma realidade mais próxima do que se possa imaginar.

flickr.com / Ars Electronica Construir um jardim vertical em um apartamento é uma realidade muita mais fácil do que se possa imaginar.

Mas, como construir um jardim vertical em um espaço menor? A boa notícia é que é possível aproveitar a varanda, mesmo que tenha pouca incidência de luz: basta escolher espécies de plantas indicadas para sombra. Samambaias, orquídeas, antúrios, asplênios e aspargos não necessitam de luminosidade e exigem cuidados menores, se comparados às plantas para ambientes ensolarados. A rega pode ser feita uma vez ao dia, porém deve ser abundante.

Se a varanda permitir o cultivo de plantas que gostam de luz solar, opte por bromélias, lantanas, onze-horas e ixoras. Regue duas vezes ao dia, de preferência quando o sol estiver nascendo (entre 6 e 7 horas da manhã) e no final da tarde (por volta das 17 horas). Uma espécie que gosta de muito sol e exige menos cuidado é a suculenta, que é resistente ao calor e precisa de pouca água.

Tipos de jardins verticais

A eco parede costuma ser composta de floreiras e cremalheiras que reservam água e repassam o excedente ao recipiente debaixo, como um efeito cascata. Blocos de concreto e de cerâmica pré-moldados são ideais para inserir plantas e drená-las corretamente. No entanto, se preferir um jardim vertical mais artesanal, pode fazê-lo com garrafas pet, com fibra de coco ou vasos meia-lua.

A parede deve ser impermeabilizada. Para o suporte das garrafas pet, utilize treliça de madeira ou ferro. Placas de fibra de coco são ideais para vasos de fibra de coco. Já vasos meia-lua podem ser presos à parede, com as plantas dentro.

Cuidados

A manutenção dos jardins verticais é simples, sendo recomendado o uso de adubo orgânico ou fertilizante completo, preferencialmente do tipo 15-15-20, pois atende às exigências de qualquer planta escolhida. Uma vez ao mês, coloque uma colher pequena de fertilizante em cada vaso.

Veja também