mar 09

Dicas de como fazer uma cama de palete

O palete é um dos materiais mais versáteis da decoração. Originalmente usado para facilitar o transporte de caixas e produtos, a peça pode ser feita de madeira, plástico ou metal. Os paletes de madeira são uma excelente opção de material que pode ser utilizado para confeccionar móveis com material reciclado – técnica conhecida como upcycle, que dá origem a objetos com uso diferente do tradicional.

Um dos móveis facilmente montados com palete é a cama. Além de sustentável, esta é uma opção barata e original, que permite a customização completa com as cores e desenhos que você preferir. Confira, a seguir, algumas maneiras de como fazer uma cama de palete:

É possível ter uma cama com criado-mudo com apenas quatro paletes resistentes e do mesmo tamanho. Para o acabamento, lixe a superfície das peças, retirando farpas e irregularidades. Depois, passe um produto anticupins e deixe secar. Ao pintar, passe duas ou três demãos de tinta, cobrindo bem a madeira.

Na hora de montar, basta dispor dois paletes na horizontal e outros dois na vertical, como na foto. Pregue-os para deixar firmes. Coloque seu colchão favorito e aproveite a nova cama. Se quiser um móvel mais alto, acrescente mais uma camada de paletes.

Para esta cama rústica chic, que tem até cabeceira, foram adaptados nove paletes. O restante da decoração está em completa harmonia com o móvel.

O tamanho dos paletes influencia no modelo da cama. Por isso, esteja atento na hora de escolher as peças, para obter o resultado desejado.

Veja também