out 03

O Dia Mundial da Água: conheça este projeto

Flickr.com / Matiasfbr O Dia Mundial da Água foi criado com o intuito de promover o uso consciente deste recurso.

Desde os primórdios da humanidade que o homem, para a sua sobrevivência e desenvolvimento, sempre se estabeleceu bem próximo aos rios, lagos e mares, valendo-se das riquezas aquáticas para conseguir seu sustento, através de meios como a agricultura e a pesca.

A água, aliás, como todos sabem, é um bem extremamente necessário à sobrevivência tanto dos seres humanos como de todas as espécies existentes na Terra.

Todavia, com o passar do tempo e com o desenvolvimento cada vez maior da humanidade, maior se tornou a necessidade por recursos naturais diversos, especialmente a água.

Ao mesmo tempo, maior também se tornou o desperdício e o mau uso da água pelos homens, e fatores degradantes realizados de forma cada vez mais maciça, como, por exemplo, a poluição.

Essas atitudes contribuíram e ainda contribuem para que esse bem universal se torne cada vez mais escasso e precioso.

É por essas razões que a Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de promover a conscientização a cerca da água e sua importância, criou o Dia Mundial da Água, no dia 22 março de 1992.

Juntamente com o dia comemorativo, a ONU também criou uma Declaração Universal dos Direitos da Água, em que aborda:

  •  A responsabilidade com a economia de água, uma vez que ela representa a condição essencial para existência da vida;
  • Que a água é um patrimônio mundial, e que a responsabilidade por sua conservação recai sobre todas as pessoas;
  •  A necessidade de usar a água potável de forma econômica, uma vez que as formas de tratamento ainda são escassos, lentos e caros;
  •  Que todo o equilíbrio natural de nosso planeta depende diretamente da conservação dos oceanos, mares e rios, assim como dos ciclos naturais da água;
  • A responsabilidade que devemos ter com a água em relação às futuras gerações.

Dessa forma, protocolando esse documento, a ONU declarou obrigatório que todas as pessoas se tornem responsáveis pela preservação, manutenção e qualidade da água no mundo.

Veja também