abr 20

Dia do Planeta Terra: 3 ações sustentáveis nas empresas

© Depositphotos.com / Yaruta O objetivo do dia do planeta é conscientizar todas as pessoas sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

O Dia do Planeta Terra é celebrado anualmente em 22 de abril, uma data que passa despercebida pela maioria das pessoas, mas que poderia ser considerada um feriado nacional se levarmos em conta o seu significado e a sua importância nos dias atuais. Lançado no ano de 1970, esta celebração foi criada como uma forma de protesto contra a poluição e, desde então, o dia 22 de abril é lembrado como o Dia da Terra.

Hoje em dia, o objetivo principal desta data é conscientizar as pessoas e empresas sobre a relevância de preservar e respeitar os recursos naturais, para que o planeta não sofra ainda mais com as consequências negativas causadas por ações como desmatamento, aquecimento global e extinção de fauna e flora.

Apesar de ser considerado uma celebração mundial e representar uma causa tão importante, o Dia do Planeta Terra ainda é pouco conhecido e não existem ações específicas para marcar a data. Uma boa forma de fazer com que a sociedade comece a dar a devida importância para esse dia, fazendo com que ele e torne um marco para ações concretas de preservação e conservação, é por meio das ações empresariais. Veja algumas dicas de como fazer isso:

Exemplos de ações sustentáveis para sua empresa

Elimine o uso de copos descartáveis

Se cada funcionário levar a sua própria caneca ou copo de vidro, a empresa consegue economizar na compra de copos descartáveis e ainda colaborar para reduzir a quantidade de lixo no meio ambiente.

Otimize as impressões

Um grande problema ambiental associado às empresas é o uso exagerado de papel e o grande volume de impressões de documentos e arquivos. Dessa forma, uma alternativa de ação sustentável para ser desenvolvida nas empresas é reduzir a quantidade de impressão, reduzindo o número de papel utilizado. Uma excelente forma de fazer isso é utilizar os dispositivos móveis e sistemas de armazenamento online para guardar e compartilhar os documentos, deixando para ser impresso apenas o que for extremamente importante.

Economize energia elétrica

Computadores, salas com lâmpadas acesas diariamente, ventilador e ar condicionado são alguns aparelhos que contribuem significativamente para o consumo de energia elétrica. Para tentar minimizar esse gasto, uma boa ação sustentável é a substituição das lâmpadas comuns pelas de LED. Além de contribuírem para o meio ambiente, as lâmpadas de LED duram mais e reduzem consideravelmente a conta de luz.

Veja também