set 21

Dia da Árvore: 5 atividades que devemos lembrar de fazer pelo planeta

No Brasil, o Dia da Árvore é celebrado anualmente em 21 de setembro, data escolhida por anteceder o início da primavera no hemisfério sul do planeta. Trata-se de uma ocasião que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância de preservar este importante recurso natural, que geralmente não é respeitado como deveria.

© Depositphotos.com / mihtiander O Dia da Árvore é comemorado dia 21 de setembro e tem como onjetivo promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Hoje em dia é muito raro encontrar espaços verdes e com árvores, especialmente nas grandes cidades, que foram construídas sem nenhum planejamento e às custas de muitas árvores derrubadas. Esta realidade, entretanto, pode ser mudada por meio de pequenas atitudes que fazem a diferença para a preservação ambiental. Confira, a seguir, algumas atividades podem ser realizadas neste Dia da Árvore para tornar o planeta mais sustentável:

5 atividades sustentáveis para fazer no Dia da Árvore

Utilize o transporte público

Deixar o carro em casa faz uma grande diferença na quantidade de poluentes jogados no ar e ainda traz muitos benefícios para o trânsito. Se você mora perto do trabalho ou da escola, pode ir de bicicleta, patins, skate ou a pé, zerando assim a sua produção de gás carbônico com o transporte.

Economize água

A água é um bem muito valioso e, por isso, deve ser consumida de maneira consciente. Por isso, sempre feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes, tome banhos rápidos e evite o desperdício.

Separe o lixo e recicle

Boa parte do lixo produzido pelo ser humano demora muitos anos para se decompor por completo e, enquanto isso, poluem a terra, o ar e a água. Para minimizar esse problema, é preciso investir e colaborar para a coleta seletiva, garantindo que eles recebam o devido tratamento e sejam encaminhados para a reciclagem.

Economize energia

A energia elétrica também deve ser economizada: tire aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, abra as cortinas e as janelas e acenda as luzes somente quando necessário.

Consuma de forma consciente

Adquira somente o que for necessário, evitando consumir por impulso e dando preferência a produtos que não possuem embalagens plásticas ou que são fabricadas com materiais recicláveis. Seja um consumidor consciente!

Veja também