set 19

Designer faz campanha para criar o celular que dura para sempre

Youtube.com / Dave Hakkens O Phoneblocks é um smartphone sustentável feito a partir de blocos, que correspondem a componentes do aparelho.

Dave Hakkens é um designer holandês de 24 anos que “tenta deixar o mundo melhor fazendo coisas”.

A mais nova ideia dele está viralizando na internet nesse mês de setembro. Trata-se do seu Phonebloks (um telefone de blocos).

Em seu vídeo explicativo, Hakkens fala sobre a importância de se criar algo sustentável. Segundo ele, milhões de produtos eletrônicos são jogados fora nos dias de hoje por se tornarem obsoletos rapidamente e não terem a característica de durabilidade.

Geralmente, um dos componentes é que na verdade causa o problema, mas não é possível trocar somente ele. Então, a população acaba descartando todo o aparelho e produzindo cada vez mais lixo eletrônico.

Hakkens afirma que o lixo eletrônico é o que mais cresce em volume atualmente e a tendência é crescer cada vez mais, sendo o celular o principal produto dessa categoria.

Sendo assim, ele desenhou um protótipo de um verdadeiro smartphone feito através de blocos. Cada um desses blocos corresponde a um componente, como bateria, wi-fi, bluetooh, armazenamento, câmera, etc.

Eles são acoplados a uma base, que faz com que eles sejam ligados dentro de um único sistema. Na outra face da base, é conectada a tela touch-screen.

Sendo assim, se você, acidentalmente, derrubar seu celular e somente a tela trincar, seria possível trocá-la facilmente por uma nova e continuar utilizando os outros componentes que estariam em perfeito estado.

A ideia dele vai além: os componentes poderiam ser vendidos por qualquer companhia. Ou seja, você poderia montar seu celular com uma bateria da Samsung, um processador da Apple, uma câmera da Sony e um armazenamento da Microsoft, por exemplo. Entre tantas outras combinações.

Além disso, ele seria totalmente customizado para cada tipo de cliente. Seria possível utilizar um componente de bateria com maior tamanho para pessoas que não utilizam muito o espaço de armazenamento do celular, por exemplo.

Ele também dá exemplo para uma pessoa que gosta de filmar e tirar fotos. Essa poderia utilizar uma câmera maior. Outra poderia aumentar a quantidade de caixinhas de som, entre inúmeras possibilidades.

Assim, cada componente que apresentasse algum defeito ou estiver desatualizado, poderia ser substituído por outros novos e melhores, sem ter que descartar os outros, formando assim um produto de código aberto.

Para isso se tornar realidade, ele implantou um projeto de crowdfunding para reunir a maior quantidade possível de pessoas que gostariam de obter esse produto para que as fabricantes possam começar a produção dos seus blocos.

Quer ajudar a melhorar o mundo com o Dave? Entre no site phonebloks.com e junte-se ao projeto autorizando o app em seu Facebook ou Twitter. No dia 29 de outubro, o aplicativo enviará mensagens nas redes sociais para o mundo todo tomar conhecimento. Até o fechamento dessa matéria o projeto já tinha um alcance de cerca de 70 milhões de pessoas!

Confira o vídeo:

Veja também