jun 28

O que é desempenho ambiental e como seu conceito é aplicado

iStock.com / urfinguss O desempenho ambiental aponta os impactos causados pelas atividades industriais.

O desempenho ambiental é um indicador que possibilita aferir os impactos das atividades industriais. Trata-se de um método que permite analisar o nível de eficiência de uma determinada organização em relação aos aspectos ambientais mais relevantes.

Alguns aspectos que podem ser medidos pelo indicador de desempenho ambiental são: uso de matéria-prima pela empresa, quantidade de energia necessária para produção e o tipo de resíduo gerado e descartado. Esses dados permitem a realização de estudos em prol da implantação de melhores condições para o meio ambiente, unindo o desenvolvimento industrial com a preservação da natureza.

Desempenho ambiental: como aplicar na empresa?

Para aplicar as melhores práticas de aferimento de desempenho ambiental, o primeiro passo é conhecer profundamente todos os processos da empresa e como eles impactam a natureza. Verifique o consumo de energia, a geração de resíduos poluentes, a utilização de matéria-prima e vários outros fatores que movimentam a corporação diariamente.

Detalhe todos estes aspectos e estabeleça objetivos a serem cumpridos a médio e longo prazo, como a redução no consumo de energia ou investimento no tratamento dos efluentes industriais gerados pela atividade produtiva. Essas medidas devem ser acompanhadas de perto e com máximo profissionalismo, sempre objetivando a redução dos impactos ambientais.

Veja também