out 24

Descubra quais os tipos de vidros são recicláveis

© Depositphotos.com / belchonock Embora seja conhecido como um material 100% reciclável, nem todos os tipos vidros podem ser reaproveitados.

O processo de reciclagem do vidro consiste no reaproveitamento do material para a confecção de novos produtos, de forma a reduzir os impactos ambientais associados à extração de matéria-prima para a produção de vidro. Dependendo das circunstâncias, o vidro pode ser 100% reaproveitado, criando um ciclo de reciclagem infinita que é muito benéfico para a natureza.

Apesar disso, nem todos os tipos de vidro podem ser reciclados. É o caso de produtos que possuem outros materiais em sua composição, não foram separados de forma correta ou estão muito quebrados e destruídos. Vidros que contém substâncias químicas perigosas para a saúde também não são recicláveis, e devem ser enviados para locais específicos.

Tipos de vidro disponível

Conheça os principais tipos de vidro que podem ser reciclados:

Vidro comum

Encontrado em potes, vasos, perfumes, garrafas e copos, este vidro pode ser 100% reciclado e apresenta baixo custo de produção. Além disso, ele pode ser moldado em praticamente qualquer forma.

Vidro temperado

O vidro temperado, por sua vez, é mais resistente do que o comum e passa por um tratamento especial para ter maior durabilidade contra o calor, pressão e impacto. Além disso, quando quebra, este vidro forma milhares de pequenos pedaços, diminuindo o risco de cortes e acidentes. É utilizado para a fabricação de móveis, portas e janelas.

Vidro Reflexivo

O vidro reflexivo, como o nome indica, reflete a luz. Ele pode ser fabricado a partir do vidro temperado ou comum, que recebem uma película metálica de inox, estanho, cromo, titânio ou outras substâncias. O objetivo é diminuir a incidência de raios solares e calor dentro dos ambientes.

Vidro laminado

Os vidros laminados são revestidos de uma película plástica ou vinílica, com o intuito de proteger contra impactos ou diminuir a incidência de luz.

Cristal

Utilizado principalmente em taças, copos e lustres, o cristal é um tipo de vidro composto por areia sílica (assim como o vidro comum) e óxido de chumbo e outras substâncias capazes de conferir o brilho e a delicadeza.

Veja também