jul 27

Descubra o que é reciclagem inorgânica

© Depositphotos.com / moreno.soppelsa A maioria dos materiais inorgânicos, como o plástico, pode ser reciclada através de diferentes processos que são realizados pelas usinas de reciclagem.

A reciclagem inorgânica é uma ação fundamental para a preservação ambiental, uma vez que a maioria dos materiais inorgânicos demora bastante tempo para se decompor na natureza. Isso porque, em geral, produtos industrializados que se tornam lixo inorgânico são fabricados com materiais complexos e muito resistentes, capazes de provocar um grande impacto ecológico.

A reciclagem inorgânica, portanto, colabora diretamente para a sustentabilidade e para evitar o agravamento da poluição mundial. Sua realização minimiza a quantidade de produtos que chegam aos lixões e aterros sanitários, permitindo que eles possam ser reintroduzidos na cadeia de consumo.

Latas de alumínio, sacolas plásticas, garrafas PET, papelão, óleo de cozinha… são incontáveis os produtos e substâncias que podem ser reaproveitados por meio da reciclagem inorgânica. Para tal, entretanto, é indispensável contar com uma infraestrutura capaz de recolher, separar e reciclar grande parte do que é produzido pelo homem.

Cooperativas, catadores de lixo e, especialmente, cidadãos devem atuar em conjunto para valorizar o meio ambiente e incentivar a reciclagem inorgânica.

Reciclagem inorgânica x orgânica

O que diferencia lixo orgânico de lixo inorgânico é a origem do material. O lixo orgânico compreende restos de alimentos, ossos, folhas e outros materiais de origem animal ou vegetal. O lixo inorgânico, por sua vez, é resultado de processos artificiais realizados pelo homem, como plástico, vidro e alumínio.

Veja também