ago 19

Descubra a importância ecológica das abelhas

flickr.com / Lucas Kuriger As abelhas são muito importantes para a preservação das plantas por meio da polinização.

Tão pequenas e tão importantes para o meio ambiente, as abelhas são insetos voadores que se alimentam de néctar e são os mais importantes agentes polinizadores de flores e plantas. Estima-se que 80% da polinização seja realizada pelas abelhas que, ao pousar sobre uma flor, ficam com o corpo coberto de pólen (minúsculos grãos, que são o elemento reprodutor masculino das flores).

Quando as abelhas chegam a uma outra flor, parte deste pólen se desprende, polinizando a flor (ou seja, fecundando-a). Em geral, uma abelha visita dez flores por minuto, podendo tocar em até 40 mil flores em um único dia! As abelhas, portanto, cumprem um papel fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento das plantas e manutenção da cadeia alimentar.

A polinização realizada pelas abelhas é tão eficiente e importante, que muitos agricultores instalam colmeias artificiais perto das plantações, justamente para favorecer a fecundação e, deste modo, conseguir uma colheita mais abundante.

Por fim, as abelhas também são responsáveis pela produção de mel, uma substância açucarada que serve de alimento para várias espécies de animais e como fonte de renda para muitas famílias.

Veja também