jul 24

Como fazer o descarte de termômetro de mercúrio

© Depositphotos.com / dvargg Não se pode descartar termômetros de mercúrio junto com lixo comum, pois isso pode causar contaminações.

Descartar corretamente um termômetro de mercúrio — assim como lâmpadas fluorescentes e qualquer outro produto que contenha a substância — é fundamental para evitar contaminações do meio ambiente e danos à saúde humana. Isso porque o mercúrio pode provocar intoxicação e contaminação graves.

Quando um termômetro de mercúrio quebra e a substância é liberada, é fundamental seguir algumas medidas de segurança. A primeira delas é abrir janelas e deixar todo o ambiente vazio por cerca de 15 minutos, para a dissipação do produto. Caso ocorra contato com a substância, o afetado deve tomar um banho imediatamente e as roupas devem ir diretamente para o lixo.

Para limpar o mercúrio de qualquer superfície em que ele tenha caído, deve-se utilizar luvas de borracha. Com um papelão, junte todo o mercúrio e coloque a substância e os pedaços do termômetro em um saco plástico, vedando-o adequadamente (use fita adesiva, se necessário). Para limpar o chão, utilize pano úmido e água sanitária, lembrando-se de descartar o pano, a luva e o saco plástico após a limpeza.

Não utilize, em hipótese alguma, aspirador de pó ou vassoura para recolher o mercúrio ou os pedaços do termômetro. Isso pode espalhar a substância pelo ar e fazer com que o mercúrio evapore, sendo inalado e entrando na corrente sanguínea das pessoas, causando sérios danos à saúde.

Descarte correto do mercúrio

Após fazer a limpeza, o ideal é enviar o saco plástico com os pedaços de vidro e o mercúrio para postos de coleta especializados em logística reversa e reciclagem de materiais tóxicos. Caso você queira simplesmente descartar um termômetro de mercúrio que esteja inteiro, é possível depositar o objeto nos mesmos locais destinados ao descarte de pilhas e baterias.

Veja também