nov 06

Quais os desafios da Agenda 21 Brasileira?

© Depositphotos.com / szefei A preservação da biodiversidade é uma das medidas propostas pela Agenda 21.

No ano de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada uma conferência mundial acerca do clima e das atitudes e normas que cada país deveria adotar para melhorar o seu comprometimento para com o meio ambiente, unindo conceitos e práticas de desenvolvimento sustentável, batizada de Eco-92.

Vale ressaltar que na época, 1992, a ideia de unir desenvolvimento social e econômico juntamente com preservação ambiental era de certa forma uma novidade, tanto de pensamento, como de prática.

Como resultado da Eco-92, tivemos uma série de acordos e tratados entre os países participantes, assim como a responsabilidade de cada país em elaborar um documento firmando compromisso em causas socioambientais, denominada Agenda 21.

De maneira mais direta, a Agenda 21 Global tem objetivos claros de conscientização, tanto da população como de seus governantes e grupos de empresários.

Propor e adotar medidas que incentivem o desenvolvimento, todavia, considerando a sustentabilidade como parte integrante desse desenvolvimento é um dos grandes desafios da Agenda 21.

Especificamente no Brasil, a ideia de desenvolvimento sustentável proposto na Agenda 21 diferencia-se dos demais países, uma vez que aqui, por se tratar de um país de dimensões continentais, se incluiu a adoção de Agendas locais, basicamente para dar maior eficácia às medidas.

Abaixo, algumas das medidas propostas pela Agenda 21 brasileira:

  • colocar em prática o desenvolvimento sustentável;
  • adotar meios eficazes de conservação ambiental;
  • privilegiar o desenvolvimento econômico sempre de forma racional;
  • chegar à justiça social.

Obviamente que chegar aos objetivos propostos pela Agenda 21 não é tarefa fácil, uma vez que estamos tratando de um país realmente grande e ímpar no mundo, repleto de riquezas naturais e potenciais econômicos diversos e situado em pleno plano de expansão econômica.

Todavia, falar em desenvolvimento sustentável é também falar em adoção de meios, formas e tecnologias consideradas sustentáveis; tecnologias essas que demandam altos custos de produção, adaptação e operação.

Ao mesmo tempo, vale ressaltar que para se chegar à sustentabilidade, é preciso também que se chegue, primeiramente, à conscientização da população, tornando realidade a máxima proposta na Eco-92: “pensar globalmente, agir localmente”.

 

Veja também