dez 27

Controle de iluminação inteligente traz economia e praticidade

Flickr.com / itselea O controle de iluminação inteligente prioriza um mínimo gasto energético.

Para que possamos contribuir de fato para com o meio ambiente, devemos estar sempre nos adaptando e incluindo em nossas vidas as atitudes e os projetos que sejam verdadeiramente voltados para a preservação do meio ambiente e para o alcance da sustentabilidade.

Como todos sabem, a iluminação é uma grande vilã do meio ambiente. Sendo assim, todo e qualquer projeto voltado para iluminação que contemple um menor gasto de energia elétrica é sempre bem vindo.

Logo, um bom projeto que pode ser facilmente incluso em nosso dia a dia é o Controle de Iluminação Inteligente.

Como o próprio nome já diz, o Controle de iluminação inteligente é altamente versátil e eficiente, pois possibilita uma serie de possibilidades de iluminação até então nunca vistas antes, e o melhor, sempre priorizando um mínimo gasto energético, diferentemente dos tradicionais sistemas de iluminação.

Confira abaixo algumas das características e possibilidades presentes nos sistemas de controle inteligente de iluminação:

  •  Possibilidade de controle da intensidade luminosa;
  • Possibilidade de criação de cenários de iluminação, tais como cenários de jantar com luz baixa, cenário de festa, cenário para o dia a dia etc.;
  • Possibilidade de acionamento remoto, pela internet, por meio do celular etc.;
  • Capacidade para agendamento de tarefas, como, por exemplo, horários programados para ligar e desligar;
  •  Capacidade de integração com outros aparelhos. Exemplo: Cenário para Ver DVD: as luzes são apagadas, a cortina é fechada, a TV e o DVD são ligados  automaticamente;
  •  Gestão de iluminação:há integração com os sensores de presença, com a intenção da luminosidade, com o gasto energético etc.

Como podemos ver, o Controle de Iluminação Inteligente traz, de fato, economia e praticidade para qualquer ambiente, pelo simples fato de permitir que o usuário possa manipular a iluminação de acordo com as suas preferências e as situações em que necessita de luz.

Veja também