maio 13

Qual a contribuição da digestão anaeróbia para a geração de energia?

iStock.com / Bernd Wittelsbach Usina de biogás, um tipo de energia limpa e renovável que é gerado a partir da digestão anaeróbia.

A digestão anaeróbia é um conjunto de processos nos quais as bactérias degradam qualquer tipo de matéria orgânica em meio livre de gás oxigênio. Também chamado de digestão anaeróbica ou gasificação, este tipo de decomposição é amplamente utilizado para a gestão de resíduos e produção industrial de produtos lácteos, etanol, silagem e cerveja.

Além disso, a digestão anaeróbia é muito importante para a geração de energia, sendo considerada uma fonte de energia renovável. O processo produz uma mistura de metano e dióxido de carbono, o famoso biogás — um substituto ao gás natural. Este composto pode ser utilizado como combustível para o aquecimento de água e até para colocar motores em funcionamento.

Digestão anaeróbia para geração de energia: vantagens do biogás

– O biogás é uma fonte de energia limpa e renovável, sendo considerado uma solução ecologicamente correta para a produção de energia;

– Baixa emissão de poluentes e nenhuma geração de resíduos;

– É capaz de substituir combustíveis derivados do petróleo, como gasolina e diesel;

– Possibilidade de dar uma finalidade útil aos aterros sanitários, uma vez que o lixo orgânico pode ser transformado em energia limpa por meio da digestão anaeróbia;

– É capaz de substituir o GLP, o popular gás de cozinha.

Veja também