fev 11

O consumo dos aerossóis no Brasil

iStock.com / Johannes Gerhardus Swanepoel Estudos apontam que a fabricação e consumo de aerossóis crescem significativamente a cada ano.

A história do aerossol é impressionante e foi ganhando força graças a incontáveis descobertas e inovações muito significativas. Por sua imensa praticidade e vasta gama de produtos, os aerossóis estão sendo cada vez mais utilizados, apresentando um crescimento significativo no mercado nacional e mundial.

Estudos apontam que, no decorrer dos anos, o consumo, fabricação e comercialização desse tipo de produto vem tendo grande ascensão. Segundo publicações dos anuários Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes (ABAS), o mercado brasileiro de aerossóis “caminha a passos largos”, podendo ser reconhecido a partir do consumo nacional.

De acordo com o levantamento feito na publicação do anuário ABAS de 2011, em 2009 o consumo de aerossóis atingiu a marca de 545 milhões de unidades. Ao analisar este mesmo período de 2010, contatou-se um crescimento de 28,7 % no mercado brasileiro, atingindo o total de 702,2 milhões unidades de aerossóis comercializadas, estimando um consumo médio de 2,9 latas de aerossóis por brasileiro no seu dia a dia. Em 2014, o mercado brasileiro de aerossóis atingiu a marca de 1.0 bilhão de aerossóis comercializados.

Fundamentado em tais dados históricos do mercado latente de aerossóis, tornou-se possível a realização de um estudo para projeção do mercado brasileiro para os próximos anos, no qual se estima a marca de 1,4 bilhão de aerossóis comercializados até 2021.

Apesar do aumento na fabricação destes produtos no Brasil, devido à grande aceitação e utilização de aerossóis no país, a fabricação nacional não atende toda a demanda, não produzindo tudo o que consome, tornando-se necessário importar uma parte desses produtos de países como por exemplo, a Argentina, país este que está entre os maiores produtores do mundo.

Contudo, tais informações mostram a grande importância da indústria de aerossóis no mercado brasileiro, gerando empregos diretos e indiretos, bem como a necessidade de empresas preparadas, especializadas e licenciadas, a fim de realizar a comercialização, de forma segura ao meio ambiente e à sociedade, por se tratar de um resíduo perigoso.

Visando atender à demanda do mercado e destinar corretamente essa grande geração de resíduos de aerossóis (oriundos tanto do processo de fabricação como da utilização dos mesmos), a Dinâmica Ambiental é a única empresa no Brasil com Sistema de Gestão Integrada ISO 9001, 14001 e 18001 que possui licença de operação ambiental específica para gerenciamento de todos os tipos de resíduos de aerossóis, além de possuir instalações projetadas seguindo os mais rígidos padrões de segurança.

Aline Kopchinski

Veja também