nov 26

Conheça algumas técnicas de manejo e conservação do solo

O solo é um componente essencial para os ecossistemas e ciclos naturais, e sua degradação está diretamente relacionada a problemas como falta de recursos hídricos, diminuição da biodiversidade e redução da qualidade de vida da população.

flickr.com / USDA NRCS South Dakota O solo é um elemento fundamental para os ecossistemas e ciclos naturais.

Muitos são os fenômenos que podem degradar o solo, sendo que os principais são:

  • Erosão ou desertificação do solo;
  • Utilização de tecnologias inadequadas;
  • Ausência de práticas de conservação de água no solo;
  • Desmatamento;
  • Aumento da salinidade do solo.

De acordo com os tópicos acima, podemos perceber que muitos dos problemas estão relacionados ao manejo inadequado do solo. Por isso, as práticas de conservação e manejo do solo, tanto na agricultura quanto na pecuária, se fazem cada vez mais necessárias para que o uso da terra seja sustentável e o menos prejudicial possível.

O planejamento de utilização e manejo do solo deve ser baseado primordialmente em seu potencial produtivo. Sendo que, para manejar o solo de forma adequada, é preciso levar em consideração suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Um bom manejo do solo é aquele que proporciona boa produtividade ao mesmo tempo em que possibilita a manutenção de sua fertilidade, garantindo a produção agrícola no futuro.

Conheça algumas técnicas de manejo do solo:

Preparo convencional

Inverte a camada arável do solo, utilizando o arado. Este tipo de preparo só deve ser utilizado quando algumas características na superfície do solo precisam ser corrigidas.

Preparo mínimo

Utiliza implementos sobre os resíduos deixados no solo pela cultura anterior, com o revolvimento mínimo necessário para o cultivo seguinte.

Plantio direto

As sementes são espalhadas por uma semeadora especial sobre a palhada restante do cultivo anterior.

Plantio semi direto

Similar ao Plantio Direto, esse sistema faz a semeadura diretamente sobre a superfície, com semeadora especial. O que difere o método é que, neste caso, há poucos resíduos na superfície do solo.

Veja também