jan 13

Conheça o Programa Nacional de Florestas

Depositphotos.com / mihtiander O PNF tem como objetivo conciliar o desenvolvimento com a preservação dos recursos e conservação das florestas.

Atualmente, muitas são as tentativas, tanto por parte de governantes como da sociedade civil organizada, para o desenvolvimento de programas, projetos e leis que promovam e estimulem a sustentabilidade em todo o planeta.

No Brasil, onde muitas vezes a impunidade e a falta de leis mais severas para proteção do meio ambiente e dos recursos naturais prevalece, um projeto se destacou e, no ano de 2000, esse projeto ficou conhecido como PNF ou Programa Nacional de Florestas.

Criado pelo Decreto de número 3.420. de 20 de abril de 2000, O Programa Nacional de Florestas tem como objetivo a articulação de políticas públicas que possam promover e fortalecer o desenvolvimento sustentável, conciliando de forma consciente o uso de recursos naturais e a conservação das florestas brasileiras.

O Programa Nacional de Florestas é formado por projetos cuja concepção e execução se dão de forma participativa e integrada pelos governos municipais, estaduais, distritais e federal, conjuntamente com a sociedade civil organizada.

Toda a articulação do Programa Nacional de Florestas é realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e a coordenação compete ao DFLOR (Departamento de Florestas).

Conheça os dez principais objetivos do Programa Nacional de Florestas destacados pelo Ministério do Meio Ambiente:

  1. Estimular o uso sustentável de florestas nativas e plantadas.
  2. Fomentar as atividades de reflorestamento, notadamente em pequenas propriedades rurais.
  3. Recuperar florestas de preservação permanente, de reserva legal e áreas alteradas.
  4. Apoiar as iniciativas econômicas e sociais das populações que vivem em florestas.
  5. Reprimir desmatamentos ilegais e a extração predatória de produtos e subprodutos florestais, conter queimadas acidentais e prevenir incêndios florestais.
  6. Promover o uso sustentável das florestas de produção, sejam nacionais, estaduais, distrital ou municipais.
  7. Apoiar o desenvolvimento das indústrias de base florestal.
  8. Ampliar os mercados interno e externo de produtos e subprodutos florestais.
  9. Valorizar os aspectos ambientais, sociais e econômicos dos serviços e dos benefícios proporcionados pelas florestas públicas e privadas.
  10. Estimular a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas florestais.

Veja também