out 17

Conheça o processo de resfriamento da terra e suas consequências

© Depositphotos.com / Antartis Caso o fenômeno aconteça p planeta pode virar uma bola de neve gigante.

Por mais que a sociedade esteja preocupada — e com razão — com os efeitos e consequências do aquecimento global, existe um fenômeno climático que pode merecer ainda mais atenção: o resfriamento da Terra. Já ouviu falar a respeito desse problema e sabe como ele pode afetar a vida no planeta? Entenda a seguir:

O que é o resfriamento da terra?

Resfriamento global ou arrefecimento da Terra é o nome de uma teoria defendida por muitos cientistas e ambientalistas, que acreditam na ocorrência de uma redução gradativa nas temperaturas do planeta. Este fenômeno seria causado por alterações cíclicas naturais nas correntes oceânicas, um processo chamado de Oscilação do Atlântico Norte.

Para os especialistas que defendem essa tese, a ação humana é responsável por causar impactos insignificantes no macroclima global, afetando apenas pequenas porções da Terra e criando ilhas de calor isoladas. Nesta teoria, a incidência dos raios solares e a movimentação dos oceanos são considerados os principais responsáveis pelas mudanças climáticas registradas no planeta.

Eras glaciais

O principal ponto que sustenta a teoria do resfriamento da Terra é a história do planeta, que já passou por diversas eras glaciais de diferentes intensidades. Acredita-se que, em algumas delas, o planeta esteve completamente coberto de gelo. Isso pode ser comprovado pela presença de rochas deformadas pela passagem de geleiras, presentes em várias partes do mundo — inclusive em regiões onde geralmente não há gelo.

O que alguns cientistas defendem é que, daqui a 10 ou 20 anos breve, a Terra passará novamente por mais uma era glacial em que a temperatura dos oceanos vai resfriar drasticamente e o clima no planeta inteiro também.

Quais as consequências de um resfriamento da terra?

Caso o resfriamento da Terra realmente aconteça, o cenário não é nada positivo para a vida de maneira geral. Isso porque o planeta pode virar uma bola de neve gigante e, com tudo congelado, poucos animais e plantas conseguiriam sobreviver. Além disso, alguns estudiosos defendem que esse processo de congelamento aconteceria tão rapidamente, que seria muito difícil a humanidade se preparar para enfrentar o clima frio.

Veja também