out 14

Conheça as principais vantagens do bambu na construção civil

© Depositphotos.com / lewistse O bambu se destaca por ser uma material de baixo custo.

Flexível e estável, o bambu é excelente material ecológico para a construção civil, sendo capaz de substituir o uso da maneira com eficácia, segurança e qualidade. Este material já é utilizado por diversos países asiáticos há mais de seis mil anos, e tem crescido nas construções orientais que prezam pela sustentabilidade e economia.

Vantagens do bambu para a construção civil

O bambu apresenta crescimento 25 mais rápido do que o de todos os tipos de madeira, levando apenas três anos para crescer o suficiente para ser usado na construção civil. Por conta disso, este é um material de baixo custo, destacando-se como uma excelente opção para países em desenvolvimento e que investem em programas populares de incentivo à moradia.

O uso do bambu pode gerar uma economia de até 30% no valor total da construção, durando até 25 anos mais do que as estruturas feitas com outros materiais. Além de substituir a madeira, o bambu em breve poderá ser utilizado no lugar do aço reforçado: estudos apontam que a planta possui resistência necessária para isso, e falta apenas encontrar a melhor forma de aplicação.

Bambu e sustentabilidade

O corte do bambu para utilização na construção civil não extermina a planta, e uma parte dela continua viva e crescendo. Além disso, estruturas feitas de bambu reduzem a temperatura interna do ambiente em cerca de 3 a 4 graus Celsius, diminuindo o uso de ventiladores e o consumo de energia elétrica.

Veja também