fev 17

Conheça os principais tipos de poluição do solo e como podem ser controlados

© Depositphotos.com / vladteodor95 Existem diversos tipos de poluição do solo, porém as principais são: por uso de fertilizantes, defensivos agrícolas, falta de tratamento de esgoto, por metais pesados, por medicamentos e outros rejeitos fabris e desastres naturais ou acidentes industriais.

É considerada como poluição do solo qualquer tipo de alteração que resulte na descaracterização de sua estrutura natural. Trata-se de um problema grave que pode afetar uma região durante muitos anos, diminuindo a produção de alimentos e causando problemas para o equilíbrio da natureza como um todo.

Principais tipos de poluição do solo

Poluição por uso de fertilizantes

O uso de fertilizantes pode causar desequilíbrio ao solo, trazendo mais problemas do que soluções, especialmente quando usado a longo prazo.

Poluição pelo uso de defensivos agrícolas

A maioria dos agricultores de larga escala faz uso indiscriminado de inseticidas, herbicidas e diversos outros tipos de veneno. Esses compostos, além de afastar as pragas, também são causadores da poluição do solo e do ar. Além disso, o uso desses produtos pode contaminar os alimentos por meio da absorção e podem até deixar o local infértil.

Poluição por falta de tratamento de esgoto

A falta de tratamento de esgoto, problema bastante comum em cidades brasileiras, é um dos maiores tipos de poluição presentes na área urbana. Os dejetos não tratados favorecem a proliferação de doenças e microrganismos que se infiltram no solo, poluindo-o por muitos anos.

Poluição por metais pesados

Em regiões industriais, é comum que metais pesados sejam descartados sem cuidado, poluindo a água e o solo.

Poluição por medicamentos e outros rejeitos fabris

As fábricas de medicamentos também podem ser importantes poluentes do solo, assim como qualquer outro tipo de indústria que não trate seus componentes químicos e simplesmente os descarte no solo ou nos rios. Até componentes que parecem ser inofensivos, como detergentes ou tinturas, podem causar poluição e deixar a área praticamente irrecuperável.

Desastres naturais ou acidentes em indústrias

Desastres naturais como enchentes, terremotos, tsunamis e vendavais podem trazer consequências que poluem o solo e os recursos ao redor. Como exemplo destes problemas, podemos citar o caso que ocorreu em Fukushima no Japão, espalhando materiais nucleares no solo e no mar da região, poluindo uma grande extensão de terra.

Veja também