dez 27

Conheça o processo de logística reversa de embalagens plásticas

istock.com / AleksOrel Para evitar a poluição ambiental é fundamental a realização da reciclagem e a logística reversa de embalagens plásticas.

Com o aumento da população mundial nas últimas décadas, o descarte correto de resíduos deixou de ser uma política de incentivo a boas práticas e se tornou uma verdadeira necessidade para empresas e cidadãos que se preocupam com a preservação ambiental por meio da sustentabilidade.

Para se ter ideia da gravidade da questão, dados apontam que, em 2012, 40% dos resíduos sólidos urbanos não foram descartados da maneira correta. Isso significa que mais de 24 milhões de toneladas de lixo foram parar na natureza, prejudicando o solo, a água e a saúde pública.

Nesse contexto preocupante, a logística reversa surge como uma importante ação para reduzir o descarte irregular de produtos. Este é um processo que diz respeito ao gerenciamento do fluxo físico dos produtos e embalagens, fazendo com que eles retornem a seu local de origem após serem consumidos. O objetivo é fazer com que esses resíduos recebam o tratamento mais adequado, de modo a reduzir os impactos ambientais relacionados ao descarte.

Processo de logística reversa de embalagens plásticas

Por serem baratas e resistentes, as embalagens de plástico são amplamente utilizadas pela indústria, sobretudo nos segmentos de alimentos e bebidas. Porém, este é um tipo de material que pode ser altamente tóxico à natureza, uma vez que leva muitos para se decompor naturalmente e, enquanto isso, acaba poluindo o ambiente.

Para minimizar o impacto causado por esses itens, é essencial que as empresas se dediquem à reciclagem e a processos de logística reversa de embalagens plásticas. De maneira geral, este processo é composto por cinco etapas principais:

  • Coleta das embalagens, que passam por um processo de lavagem para retirada de resíduos, seguida de pesagem;
  • Na sequência, as embalagens são trituradas, gerando flocos de plástico;
  • Os flocos gerados passam por um processo em que são transformados em grãos;
  • Dos grãos é possível obter outros produtos, como fios de poliéster, que são utilizados em tecidos;
  • Na última etapa da logística reversa de embalagens, os produtos produzidos podem ir para as indústrias e receberem novas aplicações para a geração de outros produtos industriais.

Requisitos e produtos gerados

É importante destacar que a logística reversa de embalagens plásticas não pode ser realizada com qualquer tipo produto plástico, por questões de qualidade e aplicabilidade. Canos de PVC, para-choques de carros, brinquedos produzidos com plástico, garrafas PET, tampa de embalagens, copos descartáveis e embalagens de produtos de limpeza estão entre os principais materiais que podem passar por este processo.

Em relação à aplicação industrial, os produtos gerados pela logística reversa de embalagens são muitos. Na construção civil podem ser utilizados para a fabricação de bancos, conduítes, telhas, tijolos e mesmo pisos com pegada sustentável. O mesmo é valido para a arquitetura, pois vasos de planta, pallets e mesmo móveis também podem ser construídos a partir dos produtos gerados pela logística reversa embalagens.

Dinâmica Ambiental

Especializada em gerenciamento de resíduos, a Dinâmica Ambiental é uma empresa que atua na área de engenharia reversa de aerossóis, produtos inservíveis e embalagens. A empresa, que faz parte do Grupo Fragmaq, oferece soluções para descaracterização e destinação correta de cosméticos, produtos farmacêuticos, produtos alimentícios e embalagens plásticas. Entre em contato com a Dinâmica Ambiental para mais informações!

Veja também