nov 07

Conheça o processo de classificação de resíduos da construção civil

istock.com / jpchret A falta de gerenciamento no descarte dos resíduos sólidos da construção civil, pode desencadear diversos impactos negativos ao meio ambiente.

A gestão de resíduos sólidos da construção civil é disciplinada pela Resolução 307, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que contém todas as diretrizes e critérios para reduzir os impactos ambientais dos resíduos gerados pela construção civil. No artigo 3º, o Conama faz a classificação de resíduos, conforme o tipo e a fonte geradora:

Classificação de resíduos da construção civil

Classe A

Este grupo compreende os resíduos da construção civil que podem ser reutilizados ou reciclados por empresas do próprio segmento, tais como:

  • Obras de infraestrutura: resíduos gerados na construção, demolição e reforma de vias públicas, pontes, praças, terraplanagem, obras de saneamento, entre outras fontes geradoras;
  • Edificações: materiais como blocos, tijolos, telhas, cerâmicas, concreto, argamassa, entre outros resíduos oriundos da construção, demolição e reforma de prédios residenciais, empresariais e públicos;
  • Fabricação: resíduos da fabricação ou demolição de peças como estruturas pré-moldadas como lajes, vigas, tubos, sarjeta, meio-fio, entre outros materiais.

Classe B

Os resíduos que fazem parte da Classe B são aqueles que poderão ser reutilizados ou reciclados por outras empresas, tais como: vidro, madeira, alumínio, ferro, papelão, papel, plástico e gesso.

Classe C

Abrange todos os resíduos da construção civil para os quais não há tecnologias que viabilizem a recuperação ou reciclagem, com vantagem econômica. Ou seja, esses processos são muito mais caros, quando não totalmente inviáveis, em comparação com os custos do descarte final.

Classe D

Este grupo inclui resíduos da construção civil classificados como perigosos devido aos riscos de contaminação do solo e da água, além de problemas que podem gerar à saúde pública. Exemplos: telhas de amianto, óleos, solventes, tintas, removedores, entre outros produtos químicos. Fazem parte desse grupo os materiais oriundos da construção, demolição e reforma de instalações industriais e salas de radiologia.

Destinação de resíduos da construção civil

Classe A

Fazem parte desse grupo os resíduos que podem ser reaproveitados na própria obra ou encaminhados a usinas de reciclagem de agregados. Portanto, é necessário dispor de pátios de resíduos para armazenar esses materiais, conforme o destino (reutilização, reciclagem e descarte).

Classe B

Na área destinada aos resíduos, esses materiais devem ser separados em canteiros ou caçambas, conforme o tipo de resíduo. Isto facilita o trabalho de transbordo a empresas ou cooperativas que reciclam resíduos da construção civil (vidro, plástico, metais, papéis, gesso).

Classe C

Como para esses materiais não há vantagem econômica no reaproveitamento e reciclagem, eles devem ser encaminhados ao aterro sanitário de resíduos da construção civil.

Classe D

Este é o grupo de materiais perigosos. Devem ser segregados conforme o tipo de resíduo e encaminhados a aterros sanitários industriais, devidamente licenciados.

Impactos dos resíduos sólidos da construção civil

Quando a administração pública e os geradores de resíduos sólidos não fazem o gerenciamento eficaz, os impactos ambientais da construção civil são maiores, com consequências para os cofres públicos e para as gerações futuras. Veja alguns exemplos dos prejuízos causados pela falta de gerenciamento de resíduos da construção civil:

  • Assoreamento de rios e córregos;
  • Degradação de mananciais;
  • Obstrução de canais de drenagem (tubos, galerias, sarjetas, piscinões);
  • Obstrução de vias públicas (avenidas, ruas, calçadas, praças);
  • Poluição do solo e dos lençóis freáticos por produtos químicos;
  • Aumento dos gastos públicos com a limpeza urbana.

Os geradores de resíduos da construção civil são responsáveis pelo gerenciamento desses materiais. Até mesmo os resíduos gerados na construção ou reforma de uma simples residência devem ter uma destinação adequada. Colocar entulhos em vias públicas ou despejar em terrenos pode gerar multas pesadas.

Ao contratar caçambas é importante saber se estas empresas estão devidamente licenciadas. Para empresas da construção civil (empreiteiras), o ideal é contratar uma consultoria especializada para elaborar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Veja também