ago 25

Conheça maneiras criativas e simples de reutilizar garrafas pet

Amplamente presentes em nosso dia a dia, as garrafas pet são grandes vilãs quando o assunto é sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Isso porque, quando descartadas de forma incorreta, esses produtos demoram bastante tempo para se decompor e contribuem para a poluição e degradação do solo, entupindo bueiros, contaminando rios e córregos e colocando em risco a existência de inúmeras espécies.

Por conta disso, é fundamental que a população se conscientize sobre a utilização e descarte desse tipo de material. Além de priorizar sempre a coleta seletiva, é indicado que sempre se pense em maneiras de reutilizar as garrafas pet, impedindo que elas se tornem lixo.

flickr.com / Amy Youngs Por demorar muito tempo para se decompor, é fundamental reutilizar garrafas pet de maneiras criativas.

Conheça algumas formas bastante criativas para reutilização e que você pode fazer em casa:

Horta Vertical de Garrafas Pet
Materiais necessários:
Garrafas pet de dois litros limpas e vazias; corda de varal, arame ou barbante; terra e muda de planta; arruelas.

Como fazer:
Corte as garrafas, abrindo nelas uma “janela” por onde a planta irá crescer. O fundo das garrafas também receber um furo, permitindo que o excesso de água escoe. Outros dois furos devem ser feitos nas regiões próximas a abertura das garrafas, por onde o cordão que irá segurar as garrafas passará.

Com as garrafas alinhadas e presas, basta adicionar a terra e as sementes, e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.

Lâmpada de luz solar com Garrafa Pet
Materiais necessários: garrafa pet limpa e vazia; dois litros de água; cloro e fita preta.

Como fazer:
Encape a tampa da garrafa com a fita preta. Em seguida, misture duas tampas de cloro à água e colocar a solução dentro da garrafa. Pronto! Agora é só fazer uma abertura no telhado e colocar a garrafa.

Dica importante: para evitar vazamentos nos dias de chuva, é importante vedar a junção entre garrafa e telhado.

Veja também