jul 27

Conheça o comensalismo e alguns exemplos na natureza

iStock.com / atese O comensalismo é uma relação interespecífica harmônica, ocorrendo entre indivíduos de espécies diferentes.

Dentro de um ecossistema, todos os seres vivos interagem entre si de alguma maneira. Essas relações são chamadas de interações biológicas, e podem ser interespecíficas (quando ocorre entre indivíduos de espécies diferentes) ou intraespecíficas (realizadas entre indivíduos da mesma espécie).

O comensalismo é uma relação interespecífica harmônica, ocorrendo entre indivíduos de espécies diferentes, sendo benéfica para uma das partes sem causar prejuízo à outra espécie. Um dos exemplos mais famosos deste tipo de interação é a relação entre as rêmoras e tubarões: este pequeno peixe prende-se ao ventre do tubarão e consomem suas sobras alimentares.

A relação entre o peixe-palhaço e a anêmona-do-mar é outro exemplo de comensalismo. Neste caso, o peixe se refugia entre os tentáculos da anêmona, se alimentando das sobras dela. Nos dois casos apresentados, os peixes são comensais, enquanto sua presença é indiferente tanto para o tubarão quanto para a anêmona.

Outro exemplo de comensal é a hiena, que aguarda o momento em que os leões abandonam as carcaças das presas para, então, se alimentarem. Também podemos dizer que os urubus possuem uma relação de comensalismo com os seres humanos: como somos a espécie que mais gera desperdício de alimentos, os urubus se beneficiam disso e se alimentam dos restos descartados em lixões e aterros.

Veja também