ago 29

Conheça as causas do escurecimento global e suas consequências para o futuro

istock.com/Jukkisjupi O escurecimento global é causado pelo aumento da quantidade de carbono negro lançado na atmosfera e pela poluição atmosférica.

Escurecimento global é o nome dado à diminuição da quantidade de radiação que chega até a superfície da Terra. Este é um fenômeno que está associado ao aumento da quantidade de carbono negro lançado na atmosfera, além do acúmulo de poluição atmosférica. A lista das possíveis causas é bem extensa, mas todas são inconclusivas e com efeitos regionais.

Os aerossóis e outros materiais particulados são os principais responsáveis pelo escurecimento global, uma vez que essas substâncias são capazes de absorver a energia solar e refletir a luz de volta para o espaço. Especialistas em climatologia apontam que é fundamental criar soluções efetivas para reduzir a emissão de poluentes e, assim, reduzir a ocorrência do problema.

O escurecimento global está diretamente relacionado ao aquecimento global, sendo responsável por mascarar alguns efeitos do aumento da temperatura terrestre. Isso porque o escurecimento é responsável por bloquear a luz solar que produziria o vapor de água, um dos gases do efeito estufa. Por outro lado, o escurecimento é afetado pela evaporação, já que a chuva é capaz de limpar a poluição atmosférica.

Cientistas apontam que o escurecimento global fez com que o clima do planeta ficasse mais sensível ao efeito estufa, e a tendência é que os problemas associados ao aumento dos níveis de dióxido de carbono aumentem significativamente nas próximas décadas. Por isso, é fundamental que sejam tomadas medidas urgentes para reduzir esses problemas ambientais.

Veja também