set 18

Conheça as principais vantagens e desvantagens da energia hidráulica

iStock.com / Zsteves A usina hidráulica ou hidrelétrica utiliza a força das águas para gerar energia elétrica.

Mesmo utilizando apenas 25% de seu potencial, a energia hidrelétrica ou hidráulica é a responsável pela produção de 90% da eletricidade brasileira, que ocupa o primeiro lugar entre os maiores potenciais hidráulicos do mundo. Com suas vantagens e desvantagens, a implantação de usinas hidráulicas permanece em expansão, com amplos estudos de viabilidade de novos projetos hidrelétricos por todo o país.

Usinas hidrelétricas no Brasil

A usina hidrelétrica ou hidráulica apresente três tipos de energia: cinética (vinda das águas), mecânica (formada pela rotação das turbinas) e a elétrica, transformada pelo gerador. A primeira hidrelétrica do Brasil é a de Paulo Afonso, construída na Bahia em 1949. Hoje ela faz parte de um complexo com mais quatro usinas.

A maior usina totalmente brasileira ainda não terminou a sua construção e fica no Rio Xingu, no Pará. A usina de Belo Monte terá potencial para 11 mil MW e será a terceira maior usina do mundo. A segunda maior hidrelétrica do mundo, a Usina de Itaipu, é binacional e pertence ao Brasil e ao Paraguai. Pelo acordo feito entre os países, cada um tem direito a 50% da energia produzia pela hidrelétrica e, como o Paraguai não tem necessidade de consumir toda energia a que tem direito, o país vende o excedente ao Brasil.

O Brasil também compra energia hidrelétrica da Argentina, mesmo que especialistas apontem esta ação como desnecessária. Tudo isso porque, apesar de possuir inúmeras usinas hidrelétricas, o País usa apenas 25% de seu potencial.

Vantagens e desvantagens das usinas hidroelétricas

Não é fácil construir usinas hidrelétricas, e elas causam um grande impacto no meio ambiente. Isso porque essas usinas dependem da presença de uma barragem que represa os rios, geralmente com reservas naturais no seu entorno, destruindo a flora e a fauna existentes na região. As cidades ao redor e as populações indígenas também sofrem desapropriações e precisam alterar suas moradias.

Para que a Usina Hidrelétrica de Itaipu fosse construída, por exemplo, foi necessário alagar um dos locais mais bonitos e especiais do mundo: o Salto de Sete Quedas, que abrigava a maior cachoeira do mundo em volume de água, sendo formado por 19 cachoeiras que desapareceram após a criação do Lago da Usina de Itaipu.

Além disso, o investimento para construir uma usina hidrelétrica é alto e há desvantagens como a modificação do fluxo de água das barragens — o que pode afetar o ecossistema dos rios.

Por outro lado, é possível destacar como vantagem de construir uma usina hidrelétrica o fato de a água ser uma fonte renovável de energia e ela poder ser usada para irrigar plantações próximas da região. Apesar do alto custo de construção, a manutenção tem custo baixo devido a sua automatização.

A criação de energia hidráulica não causa a emissão de gases poluentes, o que impede que haja poluição dos rios, do solo e do ar. Sua grande vantagem é não possuir gases tóxicos como os combustíveis fósseis, apesar de liberar indiretamente o metano e o dióxido de enxofre.

Veja também