out 22

Conheça o Aeroporto Ecológico de Galápagos, o primeiro ecologicamente correto do mundo

Inaugurado no final de 2012, na Ilha de Baltra, o Aeroporto Ecológico de Galápagos é considerado o primeiro aeroporto ecologicamente correto de todo o mundo. Isso porque o projeto foi totalmente idealizado de modo a utilizar uma quantidade mínima de recursos naturais e energia elétrica.

Com um investimento total de US$ 24 milhões, este aeroporto foi construído em local cautelosamente escolhido: com bastante incidência de luz solar e ventos, o que garante aproveitamento máximo da brisa e luz natural — evitando a utilização de ar condicionado e iluminação elétrica.

Grande parte da eletricidade que abastece o Aeroporto Ecológico é proveniente da captação de energia solar e eólica. Para garantir que a energia seja realmente sustentável, o aeroporto funciona apenas durante o dia — das 7h30 às 15h —, o que garante também uma redução na poluição sonora proveniente das turbinas dos aviões.

A instalação ainda conta com sistemas de captação e reaproveitamento de água da chuva, o que garante economia de até 30% da água potável que seria consumida. Além disso, todos os materiais de revestimento utilizados em sua construção (tais como tintas e solventes) possuem emissão mínima de compostos orgânicos voláteis e poluidores do ambiente.

 

Veja também