fev 12

Conheça 4 vantagens da reciclagem na construção civil

istock.com / Bogdanhoda A reciclagem dos resíduos na construção civil é fundamental para a preservação do meio ambiente.

A maioria das atividades da construção civil resulta em muitos resíduos sólidos. Quando descartados em locais inadequados (o que ocorre em grande parte das vezes), esses substratos causam danos enormes ao meio ambiente. São toneladas de material descartados em lugares impróprios, que poluem e levam centenas de anos para se decompor.

A reciclagem de resíduos na construção civil consiste em transformar os resíduos em um novo material que possa ser usado novamente. Isso é feito com ajuda de maquinário específico, desenvolvido justamente para este intuito. Além dos benefícios para o meio ambiente, que já são uma ótima razão para a reciclagem, há também vantagens econômicas e para a imagem da empresa.

Quais as vantagens da construção civil

Reaproveitamento interno

Quando determinados entulhos são reciclados, eles podem se transformar em materiais muito semelhantes aos originais. Isso significa que, com a ajuda de um triturador de entulho e de processos específicos, a mesma empresa pode reaproveitar aqueles recursos sem a necessidade de novas compras, o que representa tanto economia quanto ajuda ambiental. O entulho de uma obra pode ser usado novamente na mesma obra!

Proteção ambiental

Ao evitar o descarte incorreto do entulho, o meio ambiente sofre menos danos. Se os resíduos fossem deixados em qualquer lugar, como terrenos baldios ou lixões, poderiam causar assoreamento. Em centros urbanos, eles são grandes responsáveis pelo entupimento de bueiros e de valas — o que colabora muito no desenvolvimento de enchentes, que podem atentar contra a saúde pública. É um ciclo que pode ser evitado desde o início.

Certificação de sustentabilidade

Atualmente, uma série de selos de sustentabilidade é fornecida às empresas com os melhores procedimentos “verdes”. Isso significa que sua empresa pode ser recompensada pelas boas ações em relação ao meio ambiente. Entre outras vantagens, as empresas que ganham esse tipo de certificação recebem uma ótima publicidade.

Redução de custos

Se a construtora é responsável com o descarte dos resíduos sólidos, mas não os recicla, isso significa que ela está gastando para manter um aterro apropriado. Se estiver fazendo uma parceria com outra empresa ou com a prefeitura, significa que está usando um grande espaço do aterro e perdendo a oportunidade de reutilizar materiais. De uma forma ou de outra, a reciclagem é sempre uma opção mais lucrativa.

Veja também