mar 29

Conheça 3 tipos de incineradores mais comuns e utilizados

sirichai_raksue / iStock / Getty Images Plus Os tipos de incineradores mais comuns são: injeção líquida, forno rotativo e câmera fixa.

Você sabe o que acontece com o seu lixo depois que ele é levado de sua casa? O primeiro passo é a destinação correta, que deve ser planejada e organizada pela sua cidade, com a colaboração de cada cidadão. O lixo passível de reciclagem deve ser devidamente separado, e o que pode ser reaproveitado é encaminhado para reutilização da indústria.

Materiais que não podem ser reciclados, por sua vez, acabam tendo destinos distintos e podem ter uma infinidade de caminhos finais. Os lixões, infelizmente ainda muito comuns, são um destes destinos, e uma alternativa nada benéfica para o meio ambiente e para as comunidades que crescem ao seu entorno.

A utilização de incineradores pode representar uma solução mais positiva. Trata-se de uma técnica que visa reduzir o grande volume de lixo acumulado, eliminando substâncias consideradas de risco e gerando energia elétrica. Apesar disso, o processo de incineração pode causar diversos impactos ambientais negativos, uma vez que libera gases tóxicos. (Confira mais vantagens e desvantagens da incineração do lixo neste post)

Tipos de incineradores de lixo

De forma geral, os tipos de incineradores mais comuns seguem o mesmo princípio, que é a queima do material. Eles mudam de acordo com o seu tamanho, quantidade de lixo que pode ser incinerado de uma vez só e tipo do lixo em si. O nome que recebem sempre tem a ver com o tipo de material ou câmara de combustão desejada.

Veja a seguir três das principais tecnologias existentes hoje em dia e que diferem os incineradores entre si:

Injeção líquida

Conforme seu nome indica, este tipo de incinerador é indicado para a queima de substâncias líquidas que podem ser bombeadas. Internamente, são simples e se resumem a cilindros e queimadores.

Forno rotativo

Os fornos rotativos são muito comuns na construção civil, segmento em que são utilizados para a produção de cimento, mas também são extremamente efetivos como incinerador de lixo. Para este tipo de incinerador, são indicados os lixos sólidos ou líquidos, sempre mantendo um controle atento para os gases resultantes da combustão.

Câmera fixa

Também conhecido como de ar controlado ou pirolítico, a câmera fixa incinera materiais em um ambiente de baixa presença de oxigênio, gerando gases como o metano, etano, monóxido de carbono e afins. Este tipo de incinerador não mais muito utilizado pois sua tecnologia é vista como sendo um pouco defasada. Além do mais, a capacidade de incineração de lixo é bem menor do que os outros tipos citados anteriormente.

Veja também