out 30

Confira como são as casas feitas de pneus

Reprodução / Setor Reciclagem A utilização de pneus na construção civil apresenta baixo custo.

Geralmente descartados de maneira incorreta, os pneus são capazes de trazer diversos malefícios ao meio ambiente e à saúde humana. Isso porque, além da borracha ser um material que demora muito tempo para se decompor, os pneus podem se tornar verdadeiros criadouros de mosquitos e insetos transmissores de doenças.

Por isso, é fundamental encontrar maneiras de reciclar pneus, de modo que eles possam ser reutilizados pela sociedade de maneira sustentável. Nesse sentido, as casas feitas de pneus configuram-se como solução ecológica tanto para o descarte quanto para problemas relacionados à habitação popular.

Exemplos de casas feitas de pneus

O casal Yuri e Vera Sanada, por exemplo, viajou o mundo todo em busca de experiências para construir uma verdadeira “casa orgânica”. Em Joanópolis-SP, os dois brasileiros ergueram muros com pouco mais de sete mil pneus, garrafas PET e cinco mil latas de alumínio. Para garantir a resistência das estruturas feitas de pneus, foi utilizada uma técnica que “recheia” cada pneu com terra e palha.

De acordo com o casal, a substituição dos tijolos por pneus, garrafas e latinhas garantiu uma economia de 30% em comparação a uma casa convencional. Além da reutilização dos pneus, a casa de Yuri e Vera prevê outras medidas sustentáveis, tais como captação de água da chuva e instalação de painéis solares para geração de energia elétrica.

Outra casa construída com pneus pode ser encontrada no estado de Goiás, mais precisamente na cidade de Goiatuba, onde o empresário José Neto de Medeiros resolveu dar um basta no desperdício de materiais.

Para construir a casa, o empresário primeiramente separa a borracha do aço que compõem o pneu. Foram utilizados pneus de trator e de caminhonete, juntamente com uma estrutura de aço, no chão da residência ecológica. Para não ter vãos entre os pneus, estes espaços são preenchidos com cimento e lixo formado por papelão, vidro, entulho e plástico.

Reprodução / Hypeness Processos de construção da “casa orgânica”, do casal Yuri e Vera Sanada.

Veja também