fev 18

Confira uma lista de materiais ecológicos para construção civil

iStock.com / Comomolas Utilizar materiais sustentáveis reduz os impactos ambientais da construção civil.

A sustentabilidade na construção civil visa a construção de casas e edifícios a partir de obras que respeitem o meio ambiente. Nesse contexto, o uso de materiais sustentáveis é fundamental para amenizar os impactos dos resíduos da construção civil. Conheça a seguir alguns materiais ecológicos que tornam as obras mais sustentáveis.

Materiais ecológicos para construção civil

Concreto sustentável

Há tipos de concreto que utilizam materiais reciclados do entulho de obras, como vidro triturado, lascas de madeira, entre outros resíduos que não prejudicam a qualidade do concreto.

Telhas ecológicas

Existem diferentes opções de telhas ecológicas, como as que são produzidas com fibras de pinho, eucalipto, sisal, bananeiras ou coco, além de telhas feitas com papel e resina reciclados.

Blocos de entulho

Feitos a partir do reaproveitamento do entulho de construções demolidas ou reformas.

Madeira manufaturada

Tábuas feitas a partir de material reaproveitado, como serragem e madeiras de construções demolidas.

Madeira plástica

Feita a partir de plástico reciclado, pode ser usada como piso ou revestimento. É um material de fácil manutenção e possui a vantagem de ser imune ao cupim e outras pragas.

Cimento ecológico

Também chamado de CPIII, reaproveita 70% do resíduo gerado pelas siderúrgicas e é mais durável que os outros tipos de cimento.

Tintas minerais

Por não serem feitas com derivados de petróleo, possuem baixa concentração de compostos que, ao evaporar, danificam a camada de ozônio.

Veja também