maio 24

Confira ideias de como reaproveitar sucata de madeira

© Depositphotos.com / begemot_30 O reaproveitamento da madeira pode ser bastante importante para a redução da extração de árvores nativas e para dar uma destinação apropriada aos resíduos de madeira comercial.

A falta de planejamento nos processos de extração de madeira e a ineficiência na estocagem e no processamento de toras resultam na degradação de áreas florestais — uma vez que mais árvores terão de ser derrubadas para atender a indústria madeireira e suprir o desperdício desse recurso ao longo da cadeia produtiva.

A extração planejada e a efetividade na produção florestal poderiam reduzir significativamente os impactos ambientais, assim como o consumo sustentável de madeira pode diminuir a exploração de florestas e o desperdício de madeira. O primeiro passo é reconhecer o valor e a importância desse recurso natural para a humanidade e para o meio ambiente, seguido pela substituição do uso de madeira de florestas nativas por madeiras de florestas plantadas.

Reciclagem e reutilização de madeira

A reciclagem e a reutilização de madeira são duas iniciativas para reduzir a extração de árvores nativas e dar uma destinação apropriada aos resíduos de madeira comercial. As sobras de madeira podem ser aproveitadas de várias formas. Veja alguns exemplos:

  • Carvão vegetal: este produto, conhecido como caieira, pode ser usado em fornos de alvenaria;
  • Combustível: resíduos de madeira podem ser aproveitados como matéria prima para a produção de combustível gasoso ou líquido;
  • Compostagem: resíduos de madeira podem ser usados na compostagem para a produção de fertilizante orgânico;
  • Diversos: com a moagem da madeira é possível produzir a farinha de madeira, matéria-prima para a indústria de plástico, compensados, fundição e calçados;
  • Energia limpa e renovável: produção de biomassa e biovapor;
  • Lenha: a madeira serve como lenha para fornos domésticos e comerciais como os existentes em pizzarias, pizzarias e fábricas de cerâmicas olarias;
  • Painéis: utilizada por fábricas de madeira aglomerada, que produzem painéis com resíduos de madeira;
  • Papel: é possível utilizar resíduos de madeira tratada para fabricar papéis.

Projetos de arquitetura e decoração utilizam madeira de demolição

As sobras de madeira da construção civil podem ser aproveitadas para a criação de móveis e objetos de decoração. Dependendo do estado em que estiverem, portas e janelas de madeira oriundas de demolições podem ser reutilizadas em outras construções. Em depósitos de material usado, é possível encontrar produtos de qualidade.

Com criatividade, objetos de madeira podem virar mesas, bancos, sofás, estrados de camas, estantes, painéis decorativos, esculturas e muitas outras peças que personalizam a decoração do ambiente e ajudam a reduzir o consumo de madeira nova.

A reciclagem e reutilização de madeiras proporcionam benefícios e vantagens, tais como:

  • Desenvolvimento da consciência ambiental;
  • Minimização do uso de recursos naturais;
  • Economia de energia e matérias-primas;
  • Destinação final adequada aos resíduos de madeira;
  • Geração de emprego e renda com a comercialização dos resíduos de madeira.

Vale lembrar que o Brasil é autossuficiente na produção de madeira. No entanto, o país ainda precisa avançar mais na redução da derrubada ilegal de florestas nativas e tornar a indústria madeireira mais eficiente e ambientalmente sustentável.

Veja também