jan 16

Confira como fazer uma horta suspensa para espaços pequenos

Já ouviu falar em horta suspensa? Esta é uma alternativa para quem mora em locais com pouco espaço, mas que faz questão de ter um local reservado para plantas, flores, verduras e vegetais. A ideia é relativamente nova, e já vem conquistando admiradores em todo o Brasil. Hoje em dia, não é raro encontrar hortas suspensas em casas, apartamentos, escolas, escritórios, entre outros ambientes.

Este tipo de horta geralmente reaproveita materiais que iriam para o lixo — como garrafas PET, latas ou pedaços de madeira —, contribuindo efetivamente para a preservação da natureza.

Como fazer uma horta suspensa em espaços pequenos

Os materiais necessários para a construção de uma horta suspensa são: tela de metal, arame, ganchos, pregos e parafusos. Além disso, separe o material que servirá de vaso, como garrafas PET, latas, potes de sorvete ou qualquer outro recipiente de sua escolha.

flickr.com / Sébastien Duyck A horta suspensa é uma excelente alternativa para quem mora em locais com pouco espaço, mas faz questão de ter um local reservado para plantas.

Montagem:

– Faça pequenos furos em cada vasinho ou pote que irá utilizar. Eles servem para a água escoar do recipiente;

– Coloque terra nos recipientes, preenchendo-os pela metade, e coloque sementes ou mudas de sua escolha. Em seguida, complete o restante do vaso com terra, deixando cerca de dois centímetros entre a borda do recipiente e a terra;

– Se você optou por fazer sua horta com vasinhos tradicionais, use ganchos ou pregos para sustentar estes recipientes na parede que preferir;

– Caso sua opção seja uma horta suspensa com garrafas pet, a dica é separar uma tela de metal e amarrar as garrafas PET nela, lado a lado;

– No caso dos potes de sorvete, a alternativa é fazer furos nas laterais e passar um arame entre eles, como se fossem as roupas no varal. Prenda cada extremidade com pregos e ganchos na parede e pronto!

Vale destacar que todos os potes, vasos, latas ou garrafas PET devem sempre contar com os furos para escoamento da água. Com isso, você evita que a água fique parada dentro de casa e impede a proliferação do mosquito da dengue.

Veja também