fev 29

Confira como fazer um cofre de garrafa pet

Karina Rigueiro / Revista Artesanato Fazer um cofre com garrafa PET é uma ação que alia sustentabilidade com economia.

Realizar a separação do lixo doméstico entre reciclável e orgânico é uma ação simples do dia a dia, mas que contribui significativamente para a saúde do planeta. Isso porque a reciclagem evita que materiais que demorariam séculos para se decompor na natureza sejam despejados em qualquer lugar, além de incentivar o reaproveitamento desses materiais (evitando a necessidade de que mais matéria-prima seja retirada do meio ambiente).

Engana-se quem pensa que o reaproveitamento de materiais é exclusividade de indústrias de reciclagem: este é um processo que pode ser feito em casa mesmo. O artesanato é uma das maneiras mais fáceis e criativas de dar um novo destino a um objeto de seria descartado. Quer saber como? Separamos uma dica bem fácil para você testar em casa. Confira:

Cofre de garrafa pet

Esta é uma maneira original e simples de reutilizar garrafas PET e, de quebra, ensinar as crianças a poupar dinheiro.

Materiais necessários:

– 1 garrafa PET;

– EVA (espuma vinílica acetinada) na cor de sua preferência;

– EVA nas cores preta e branca;

– Tesoura;

– Estilete;

– Cola quente.

Como fazer:

Corte a base e a parte superior da garrafa. Em seguida, faça um pequeno corte vertical na borda de cada uma das partes, encaixando-as de modo a formar uma garrafa menor. Com o estilete, faça um corte no tamanho ideal para inserir as moedas no cofre.

A forma do seu cofre já está pronta. O passo seguinte é decorar a garrafa para que ela fique parecendo um porquinho: corte um pedaço de EVA de acordo com o comprimento e o diâmetro do cofre e, com a cola quente, fixe o material em volta da garrafa. Não esqueça de fazer um corte no local onde irá colocar as moedas.

Para dar acabamento à tampa, corte um pedaço redondo de EVA, no mesmo tamanho da tampinha, e cole sobre ela. Este será o nariz do porquinho e, caso queira, você pode desenhar as narinas com uma caneta.

Crie os olhos do porquinho com dois pedaços redondos de EVA: o branco, com um diâmetro maior, será colado primeiro. Sobre ele, cole o pedaço na cor preta, com diâmetro menor.

Para as orelhas, você pode utilizar o formato que preferir — triângulo, coração ou arredondado —, basta cortar dois pedaços iguais e fixar com a cola quente. Já o rabinho é feito com um pedaço de EVA cortado em forma de espiral, devendo ser colado na parte de trás da garrafa.

As patas também são simples de fazer: basta cortar quatro tiras de EVA e enrolar cada uma delas em volta de si mesma, fixando com cola quente na ponta que sobrar, para ficar igual a um rolinho. Cole-as na parte de baixo do porquinho.

Seu cofrinho está pronto para receber suas economias!

Veja também