abr 08

Confira como fazer artesanato com bambu

Considerada a madeira do futuro, o bambu é uma planta que cresce muito rápido, podendo ser comparada ao eucalipto, com a vantagem de não causar tantos danos ambientais. Sua touceira, por exemplo, pode ser cortada anualmente e ainda continuar produzindo brotos por mais de um século. O bambu também é bastante resistente, sendo comumente usado na construção civil, especialmente em países asiáticos.

Por conta dessas características, o bambu é também um excelente material para o artesanato. Um suporte para panelas, por exemplo, é um dos objetos mais simples de fazer, bem como persianas. Instrumentos musicais feitos com o material, como flauta e reco-reco, também são bastante comuns. Brinquedos, sino dos ventos, porta temperos e luminárias de bambu são peças igualmente originais e rústicas.

Móveis como mesas, poltronas e cadeiras podem ter estrutura de bambu, bastando revestir os dois últimos com material macio para dar maior conforto. Para ambientes zen, a fonte de bambu é uma boa pedida para relaxar com o barulhinho da água. Outra opção para quem busca relaxamento é apostar em uma rede feita com o material. Vasos e suportes são ideais para quem quer deixar a casa mais verde e descontraída.

No jardim, o material pode dar origem a uma cerquinha para plantas trepadeiras, formando uma treliça para elas, ou mesmo para servir de estrutura para um jardim vertical. Para fazê-la, são necessários apenas sete bambus de 2,5 cm de diâmetro e 1 m de comprimento (usados na horizontal), oito bambus de 2,5 cm de diâmetro e 80 cm de comprimento (inseridos na posição vertical) e corda de náilon. Deixe 10 cm de distância em cada extremidade, fazendo duas amarrações em “X” em cada junção de bambu, nas duas diagonais. E a treliça já pode ser usada, inclusive em pequenos espaços.

Veja também