dez 04

Concreto ecológico: conscientização e economia

Flickr.com / just.g O concreto ecológico é uma alternativa sustentável e eficiente para a construção civil.

Atualmente, muitas são as possibilidades, já disponíveis no mercado e que se enquadram nos critérios de sustentabilidade, de produtos e serviços.

A construção civil não foge a regra, e, como todos sabem, trata-se de um tipo de mercado onde são causados muitos impactos ambientais. Dessa forma, muitas são as pesquisas realizadas para o desenvolvimento de produtos  ecologicamente mais corretos e que causem cada vez menos impactos.

Em especial, um desses produtos tem chamado grande atenção devido a sua versatilidade, grande eficiência e, principalmente, pelo fato de ser ecologicamente correto: trata-se do concreto ecológico.

O concreto ecológico se originou através da necessidade de reaproveitamento de inúmeros materiais que são descartados diariamente pela indústria da construção civil e também através da busca por alternativas ecologicamente corretas e economicamente mais viáveis para o uso do concreto tradicional.

Assim, no processo de fabricação do concreto ecológico,se faz possível a utilização de muitos materiais que sobram da construção e que seriam descartados sem maior utilidade, juntamente com outros materiais como cascas de arroz, bagaço da cana e objetos de cerâmica.

A utilização desses materiais na fabricação do concreto ecológico chega a substituir até 40% do cimento tradicionalmente utilizado, sendo assim uma excelente alternativa em favor do meio ambiente.

Para efeito de comparação vale ressaltar que nas construções em todo o mundo o concreto é o principal material utilizado.

Ao passo em que a fabricação de cimento é, por si só, altamente poluidora, uma vez que somente os fabricantes de cimento são responsáveis por cerca de 7% das emissões de CO2 na atmosfera.

Outros fatores determinantes para o crescente interesse na utilização do concreto ecológico são tanto sua viabilidade financeira, uma vez que muitos materiais são reaproveitados no processo produtivo, e sua ótima eficiência, tanto que sua resistência não difere em nada do concreto tradicional.

Veja também