ago 27

Como fazer a reciclagem de lixo orgânico

Flickr.com / szczel A compostagem do lixo orgânico é a forma mais adequada para a reciclagem destes resíduos

Para que possamos colaborar de forma positiva para com o meio ambiente, o primeiro passo a ser dado é o da conscientização, de forma que possamos agir sempre de maneira correta.

Assim, ao nos conscientizarmos, estaremos aptos a colocar em prática atitudes ecologicamente corretas, bem como a ajudar a disseminar para mais pessoas qual a melhor forma de agir com relação ao meio ambiente.

Uma ótima maneira de cuidar do meio ambiente é aprendendo sobre os tipos de resíduos e quais as formas de descarte e de reciclagem dos mesmos. Hoje, especificamente, iremos abordar a questão do lixo orgânico, sua composição e como realizar a sua reciclagem, confira!

O lixo orgânico pode ser classificado como sendo todo o resíduo que provenha de origem animal ou vegetal, ou seja, é todo o lixo que se originou a partir de um ser vivo.

Este tipo de resíduo é amplamente produzido em residências, empresas, escolas e também pela própria natureza.

Exemplos de lixo orgânico: Restos de alimentos orgânicos, como vegetais, carnes, cascas de ovos, frutos; madeira, sementes, papel, ossos, etc.

O lixo orgânico necessita de um tratamento correto no tocante à sua destinação, uma vez que ele pode trazer muitas consequências indesejadas, como o mau cheiro, desenvolvimento de fungos e bactérias, aparecimentos de animais vetores, como insetos e ratos, além das inúmeras doenças que podem decorrer da contaminação dá água e do solo.

É importante salientar que o lixo orgânico pode ser usado como fertilizante para o solo, a partir do processo conhecido como compostagem, sendo bastante útil principalmente na agricultura, onde são utilizados, em sua maioria, restos de comida, cascas de verduras e de frutas, folhas, talo, etc.

Além disso, os resíduos orgânicos também podem ser utilizados para a produção de energia, como o biogás, pois em seu processo de decomposição é liberado o gás metano.

Dessa forma, para a minimização desses resíduos em lixões e aterros sanitários, é necessário que a população se conscientize e realize o descarte de maneira correta, contribuindo com a reciclagem do mesmo através da separação do lixo por meio da coleta seletiva.

Veja também