jun 21

Como escolher a fragmentadora ideal

O ideal é ser totalmente eficaz para suas necessidades. Elencamos as funções primordiais para que possa escolher sua fragmentadora de acordo com tamanho, sustentabilidade e mais

O foco com a sustentabilidade passou a ser mais frequente nos últimos anos. A preocupação com o meio ambiente e a adoção de uma conduta consciente e benéfica ao espaço ambiental que as pessoas se encontram é algo que muitas empresas passaram a visar com mais atenção. E como parte disso, esse enfoque veio para dentro das organizações.

Dentre algumas atenções, está no uso e descarte correto do papel. O uso desse material é contínuo, mas nem sempre o seu destino final é o mais adequado. E algumas empresas ainda não possuem um programa ou um vínculo com companhias de reciclagem para viabilizar o descarte de forma adequada.

fragmentadora ideal

No entanto, a dica é aderir ao uso de uma fragmentadora de papel. Elas são práticas, fáceis de manusear, realizam o trabalho sem necessidade manual constante e conseguem processar quantidades consideráveis de papel para reciclagem. Se você ainda tem dúvida de qual fragmentadora escolher, algumas dicas podem elucidar sua escolha.

Confira as perguntas abaixo para saber qual é a sua fragmentadora ideal

Como ela vai ser usada?

Para quem não sabe, existem dois tipos de fragmentadora: a comum e a corporativa. A princípio, pode-se pensar que a corporativa é a mais recomendada, porém nem sempre a eliminação de papel é tão intensa, não garantindo tanto custo-benefício assim. Avalie a rotina de descarte de papel no seu recinto e veja se essa demanda é o suficiente para a máquina trabalhar.

Quantidade trabalhada

Existem fragmentadoras que aguentam uma quantidade de 50 folhas para serem destruídas. Outras aguentam menos e algumas suportam um nível ainda maior de 50 folhas. Dependendo da rotina de trabalho e do uso de papel, você pode conferir se a máquina a ser escolhida vai suprir com a quantidade de papel a ser destruído e enviado para reciclagem. Além disso, é preciso conferir se essa demanda vai conciliar com o tempo para destruição, uma vez que uma máquina de menor capacidade demora mais tempo para destruir um conjunto maior de papéis.

Segurança dos documentos

Existem arquivos e documentos diferentes dos demais a serem destruídos. Eles são mais sigilosos e guardam informações bem mais restritas. Na hora de descartá-los, uma fragmentadora que faz o processo em modo usual talvez não extingue os papéis corretamente. Verifique a potencialidade e o nível de segurança que a máquina possui para que ela trabalhe de acordo com o sigilo dos papéis a serem descartados. Numa escala de 2 a 5, quanto mais alto for o nível, mais forte será a fragmentação do papel.

Pense no ambiente

Em que local ela será instalada? É um local muito movimentado? É um espaço pequeno? Esses questionamentos podem ser úteis na hora de avaliar qual máquina escolher. Algumas costumam ter um volume de ruído mais acentuado, enquanto outras são mais silenciosas. Outras são grandes e algumas não necessitam de uma mudança completa no espaço.

Quais são os recursos?

Lubrificação automática, tipo de corte, comandos automáticos ou manuais e outros detalhes também são úteis de verificar na hora de escolher a fragmentadora. Avalie cada recurso que a máquina possui a fim de que o trabalho com ela seja mais fácil e resulte em flexibilidade.

O uso de uma fragmentadora é uma grande alternativa para promover a sustentabilidade no seu negócio. Analise, veja seus enquadramentos e pratique essa ação para ver resultados positivos.

 

Veja também