dez 12

Casca de maçã e outros resíduos recomendados para a adubação orgânica

Além de ser bastante benéfica para o crescimento das plantas e vegetais cultivados, a adubação orgânica é uma excelente alternativa sustentável. Boa parte dos resíduos é composta por dejetos orgânicos, provenientes da alimentação. Materiais como restos de alimentos, ração e cascas de fruta podem ser reutilizados para a adubação caseira.

Muitos ambientalistas defendem o uso do adubo orgânico como o mais adequado para o plantio e de menor impacto ambiental. Em contrapartida, ao escolher este tipo de prática alguns cuidados são necessários, como a seleção do material que será utilizado.

É necessário fazer uma seleção adequada dos restos que podem virar adubo: cascas de maçã, banana, chuchu, abóbora e praticamente todas as frutas e legumes podem virar adubo. Cascas de ovo, pó de café, pétalas de flor e até água que foi utilizada para cozinhar legumes também podem compor o adubo orgânico caseiro.

Para complementar a técnica, combine adubo de origem mineral para equilibrar os nutrientes que sua planta precisa, como potássio, fósforo e azoto. Aproveite essas dicas, cultive plantas com resíduos práticos e contribua com a sustentabilidade e o crescimento saudável das suas plantas.

Veja também