maio 28

Casa sustentável: como serão as casas do futuro?

© Depositphotos.com / ashumskiy As casas sustentáveis utilizam materiais ecológicos e sistemas inteligentes para garantir conforto sem prejudicar o meio ambiente.

O crescente aumento de impactos ao meio ambiente trouxe consigo a urgente necessidade de mudanças comportamentais e estruturais em nosso estilo de vida e em nossa sociedade como um todo.

Para que possamos colaborar efetivamente com o meio ambiente, diversas são as atitudes que devemos mudar com relação ao que geramos de resíduos, ao que consumimos, ao que desperdiçamos, à forma como descartamos, como reciclamos, etc.

Já há hoje muitas formas de colaborar com o meio ambiente. Todavia, um estilo de construção tem despertado a atenção de muitas pessoas ao redor do mundo e, prometem ambientalistas, arquitetos e engenheiros, serão a base de nossas moradias do futuro: as casas sustentáveis.

Conceitualmente, uma casa sustentável pode ser entendida como um local de convivência harmônico, provido de conforto e bem estar, e que, ao mesmo tempo, exista de forma sustentável desde o seu projeto inicial, valendo-se de recursos inteligentes, ambientalmente corretos e funcionais.

As casas sustentáveis atuais são extremamente modernas, práticas e eficientes. E, diferentemente das antigas construções sustentáveis, as de hoje não tem o preço tão alto, sendo, na verdade, ótimos investimentos em termos de custo benefício.

Futuramente, como todas as nossas residências serão sustentáveis, então, para que já possamos nos familiarizar com essa ideia, separamos abaixo alguns itens que estarão presentes em todas as casas:

– Painel de aquecimento solar: opção sustentável e econômica, os painéis solares promoverão um considerável abatimento no uso e, consequentemente, na conta de energia.

– Janelas: instaladas nos lugares corretos das casas, as janelas promoverão a iluminação natural, a ventilação e a refrigeração natural do ambiente, dispensando assim o uso de aparelhos ar condicionado, ventiladores e também de lâmpadas elétricas.

– Iluminação: como dito acima, a instalação de janelas em pontos corretos já promoverá a iluminação natural eficiente durante o dia, já à noite a iluminação será feita sempre com o uso de lâmpadas fluorescentes.

– Eletrodomésticos: os eletrodomésticos serão todos energeticamente inteligentes, promovendo um bom uso da eletricidade, evitando gastos desnecessários.

– Reuso de água da chuva: sistemas de recolhimento e reutilização da água da chuva serão instalados em todas as residências, promovendo uma ótima economia de água.

– Reciclagem: além da separação e do descarte correto, muitos resíduos serão reutilizados na própria residência, promovendo formas alternativas de geração de energia para uso domiciliar.

Veja também