nov 12

Carona solidária: como o compartilhamento de carros contribui para a sustentabilidade

A carona solidária pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro e minimizar os impactos ambientais associados à emissão de gases veiculares. Isso porque esta é uma ação que contribui para a diminuição da quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, pela redução dos poluentes gerados. Além disso, a carona solidária também reduz os congestionamentos e a necessidade de vagas para estacionamento.

Para funcionar, a carona solidária precisa que todos os parceiros de viagem concordem com um conjunto de regras. Por exemplo: se uma única pessoa fornece o carro, é importante estabelecer o reembolso relacionado ao gasto com combustível e desgaste do veículo. Também é bacana estabelecer se haverá ajuda com as despesas de lavagem.

Caso diferentes pessoas disponibilizem seu carro para o sistema de carona, por outro lado, é possível estabelecer um esquema de rodízio que permita a omissão desses reembolsos. Os envolvidos deverão, apenas, combinar quais dias da semana pegarão carona e quais oferecerá carona para os colegas.

Uma vez que as pessoas têm diferentes hábitos de condução — alguns gostam de ouvir música, enquanto outros fumam dentro do carro, por exemplo — vale a pena estabelecer também algumas regras de cortesia. Comer no carro, fumar, usar celular ou ouvir música são alguns dos hábitos que devem ser abordados no “código de condita” da carona solidária, garantindo que não existam atritos.

Veja também